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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Conhecimentos e atitudes relacionados à prevenção de HIV/AIDS entre portadores de deficiência auditiva: análise de uma intervenção educativa através de vídeo dirigido especialmente para surdos
Autor(es): Simões, Juliana Fernandes
Primeiro orientador: Nishioka, Sergio de Andrade
Primeiro membro da banca: Carvalho, Ana Maria Coelho
Segundo membro da banca: Beicher, Ângela H. A.
Resumo: Educação é a maneira mais eficiente de se prevenir a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) numa população. Por todo o mundo, programas educacionais sobre DST têm-se desenvolvido, principalmente após o advento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Contudo, algumas minorias não são atingidas pelos programas assistenciais clássicos, orientados para a população em geral. Entre estas minorias se encontram os deficientes auditivos (DA). O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de um programa educativo sobre AIDS dirigido especialmente para DA através de um vídeo ("Você sabe o que é AIDS?", produzido pelo Projeto Sinais de Vida, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ) utilizando a linguagem brasileira de sinais. Aos DA integrantes da Associação de Surdos em Uberlândia — MG (ASUL), foi aplicado um questionário sobre AIDS antes (Pré-teste) e após (Pós-teste) a intervenção educativa. As porcentagens de acerto de questões entre pré e pós-teste foram comparadas pelo teste t para amostras pareadas. Setenta e oito DA concordaram em realizar o pré-teste, mas só 20 dentre eles realizaram o pós-teste. Quatorze indivíduos tiveram melhor desempenho no pós-teste, cinco no pré-teste e um teve desempenho idêntico em ambos. A análise comparativa revelou um aumento médio de 7 acertos (de 43 possíveis) por indivíduo (desvio-padrão: 12,36), sendo que esta diferença foi estatisticamente significante (p=0,02). Nos 20 indivíduos que participaram do pré e do pós-teste observou-se uma melhora de desempenho, na maioria, em responder ao questionário após assistirem ao vídeo. A mais importante conclusão deste estudo está em constatarmos que, mesmo com algumas dificuldades encontradas, é possível obter uma melhora significativa no desempenho da aprendizagem dos DA. Faz-se necessário ampliar campanhas educativas para levar de forma mais efetiva esta batalha contra a AIDS que tanto nos afeta como indivíduos e sociedade.
Palavras-chave: AIDS
Educação
Surdos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SIMÕES, Juliana Fernandes. Conhecimentos e atitudes relacionados à prevenção de HIV/AIDS entre portadores de deficiência auditiva: análise de uma intervenção educativa através de vídeo dirigido especialmente para surdos. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25855
Data de defesa: Fev-1999
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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