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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25855
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Conhecimentos e atitudes relacionados à prevenção de HIV/AIDS entre portadores de deficiência auditiva: análise de uma intervenção educativa através de vídeo dirigido especialmente para surdos |
Autor(es): | Simões, Juliana Fernandes |
Primeiro orientador: | Nishioka, Sergio de Andrade |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Ana Maria Coelho |
Segundo membro da banca: | Beicher, Ângela H. A. |
Resumo: | Educação é a maneira mais eficiente de se prevenir a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) numa população. Por todo o mundo, programas educacionais sobre DST têm-se desenvolvido, principalmente após o advento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Contudo, algumas minorias não são atingidas pelos programas assistenciais clássicos, orientados para a população em geral. Entre estas minorias se encontram os deficientes auditivos (DA). O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de um programa educativo sobre AIDS dirigido especialmente para DA através de um vídeo ("Você sabe o que é AIDS?", produzido pelo Projeto Sinais de Vida, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ) utilizando a linguagem brasileira de sinais. Aos DA integrantes da Associação de Surdos em Uberlândia — MG (ASUL), foi aplicado um questionário sobre AIDS antes (Pré-teste) e após (Pós-teste) a intervenção educativa. As porcentagens de acerto de questões entre pré e pós-teste foram comparadas pelo teste t para amostras pareadas. Setenta e oito DA concordaram em realizar o pré-teste, mas só 20 dentre eles realizaram o pós-teste. Quatorze indivíduos tiveram melhor desempenho no pós-teste, cinco no pré-teste e um teve desempenho idêntico em ambos. A análise comparativa revelou um aumento médio de 7 acertos (de 43 possíveis) por indivíduo (desvio-padrão: 12,36), sendo que esta diferença foi estatisticamente significante (p=0,02). Nos 20 indivíduos que participaram do pré e do pós-teste observou-se uma melhora de desempenho, na maioria, em responder ao questionário após assistirem ao vídeo. A mais importante conclusão deste estudo está em constatarmos que, mesmo com algumas dificuldades encontradas, é possível obter uma melhora significativa no desempenho da aprendizagem dos DA. Faz-se necessário ampliar campanhas educativas para levar de forma mais efetiva esta batalha contra a AIDS que tanto nos afeta como indivíduos e sociedade. |
Palavras-chave: | AIDS Educação Surdos |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | SIMÕES, Juliana Fernandes. Conhecimentos e atitudes relacionados à prevenção de HIV/AIDS entre portadores de deficiência auditiva: análise de uma intervenção educativa através de vídeo dirigido especialmente para surdos. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25855 |
Data de defesa: | Fev-1999 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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