Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25855
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSimões, Juliana Fernandes-
dc.date.accessioned2019-07-09T19:34:58Z-
dc.date.available2019-07-09T19:34:58Z-
dc.date.issued1999-02-
dc.identifier.citationSIMÕES, Juliana Fernandes. Conhecimentos e atitudes relacionados à prevenção de HIV/AIDS entre portadores de deficiência auditiva: análise de uma intervenção educativa através de vídeo dirigido especialmente para surdos. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25855-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAIDSpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleConhecimentos e atitudes relacionados à prevenção de HIV/AIDS entre portadores de deficiência auditiva: análise de uma intervenção educativa através de vídeo dirigido especialmente para surdospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nishioka, Sergio de Andrade-
dc.contributor.referee1Carvalho, Ana Maria Coelho-
dc.contributor.referee2Beicher, Ângela H. A.-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEducação é a maneira mais eficiente de se prevenir a transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) numa população. Por todo o mundo, programas educacionais sobre DST têm-se desenvolvido, principalmente após o advento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS). Contudo, algumas minorias não são atingidas pelos programas assistenciais clássicos, orientados para a população em geral. Entre estas minorias se encontram os deficientes auditivos (DA). O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de um programa educativo sobre AIDS dirigido especialmente para DA através de um vídeo ("Você sabe o que é AIDS?", produzido pelo Projeto Sinais de Vida, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro — UERJ) utilizando a linguagem brasileira de sinais. Aos DA integrantes da Associação de Surdos em Uberlândia — MG (ASUL), foi aplicado um questionário sobre AIDS antes (Pré-teste) e após (Pós-teste) a intervenção educativa. As porcentagens de acerto de questões entre pré e pós-teste foram comparadas pelo teste t para amostras pareadas. Setenta e oito DA concordaram em realizar o pré-teste, mas só 20 dentre eles realizaram o pós-teste. Quatorze indivíduos tiveram melhor desempenho no pós-teste, cinco no pré-teste e um teve desempenho idêntico em ambos. A análise comparativa revelou um aumento médio de 7 acertos (de 43 possíveis) por indivíduo (desvio-padrão: 12,36), sendo que esta diferença foi estatisticamente significante (p=0,02). Nos 20 indivíduos que participaram do pré e do pós-teste observou-se uma melhora de desempenho, na maioria, em responder ao questionário após assistirem ao vídeo. A mais importante conclusão deste estudo está em constatarmos que, mesmo com algumas dificuldades encontradas, é possível obter uma melhora significativa no desempenho da aprendizagem dos DA. Faz-se necessário ampliar campanhas educativas para levar de forma mais efetiva esta batalha contra a AIDS que tanto nos afeta como indivíduos e sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration26pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentosAtitudesRelacionados.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.