Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25843
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em duas escolas na cidade de Uberlândia |
Author: | Medeiros, Larissa Narciso de |
First Advisor: | Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena |
First member of the Committee: | Almeida, Ariádine Cristine de |
Second member of the Committee: | Buiatti, Viviane Prado |
Summary: | O presente trabalho possui como temática o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Uberlândia (MG), tendo como público alvo alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação. Tem como objetivo investigar o funcionamento do AEE em duas escolas da Rede Municipal de Uberlândia, com o intuito de analisar o que é disposto na lei com o que existe nas escolas, acompanhando o trabalho dos professores e o desenvolvimento dos alunos. A metodologia utilizada baseou-se em entrevista semiestruturada, sendo realizada com três professoras da área e três alunos, tendo como resultados a dificuldade em conseguir equipamentos multifuncionais e materiais de papelaria para o ensino com mais qualidade, a falta de apoio de alguns pais e também a falta de médicos especialistas e psicólogos na escola para auxiliar os professores e a família do aluno. Após a participação no AEE os alunos desenvolvem, pois tem toda a ajuda necessária das professoras especializadas. |
Abstract: | The present work has as theme the Specialized Educational Service (AEE) in Uberlândia (MG), having as target audience the students with disabilities, the students with developmental global disorders and students with high skills / super endowment. Has as objective investigate the functioning of (AEE) in two schools in the municipal network of Uberlândia, in order to analyze what is said in the law with what exists in schools, accompanying the work of teachers and the development of the students. The methodology used was based on half structured interviews, being performed held with three teachers of the area and three students, having as a result of the difficulty in obtaining multifunction equipment and materials of stationery for teaching with more quality, lack of support from some parents and also the lack of specialist doctors and psychologists at school to help teachers and the family of the student. After participating in the AEE developed students, instead of a necessary help from specialized teachers. |
Keywords: | Educação Inclusiva Escola Municipal de Uberlândia AEE Inclusive Education Municipal School of Uberlândia |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | MEDEIROS, Larissa Narciso de. O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em duas escolas na cidade de Uberlândia. 2017. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25843 |
Date of defense: | 18-Jul-2017 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AtendimentoEducacionalEspecializado.pdf | TCC/PDF-A | 1.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.