Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25786
ORCID:  http://orcid.org/0000-0001-8731-2290
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O teatro dirigido: Los misterios de la misa e Lo que va del hombre a Dios, de Pedro Calderón de la Barca
Título(s) alternativo(s): El teatro dirigido: Los misterios de la misa y Lo que va del hombre a Dios, de Pedro Calderón de la Barca
Autor(es): Coradi, Laura de Oliveira
Primeiro orientador: Saltarelli, Thiago César Viana Lopes
Primeiro membro da banca: Freitas, Marcus Vinícius de
Segundo membro da banca: Pereira, Kenia Maria de Almeida
Resumo: O Barroco é objeto de diferentes perspectivas dentro do estudo crítico literário, entre elas pesquisas que veem esse período sob um olhar contemporâneo. Esse período é nomeado por diferentes adjetivações pelos críticos: período da irracionalidade, do exagero e da obscuridade. No entanto, essas investigações desconsideram o universo no qual a literatura seiscentista foi produzida: em um mundo interligado, onde não havia uma separação setorial como se dá no mundo moderno/contemporâneo; a literatura, a filosofia, a medicina, a engenharia, por exemplo, formavam parte de um mesmo universo, dentro do corpo da tríade cortesã: Monarquia, Igreja Católica e Nobreza. Por isso, lançamos mão de teóricos que levam em consideração a influência deste universo cortesão para a produção cultural do Seiscentos, tais como: João Adolfo Hansen, José Antonio Maravall, Norbert Elias, Alcir Pécora. Através de seus estudos, procuramos compreender de uma maneira distinta a obra do poeta espanhol Pedro Calderón de la Barca. Parte das críticas neoclássica e romântica considera sua obra como exagerada e fruto de fatores psicologizantes, numa abordagem anacrônica. Tendo em vista os estudos dos críticos supracitados, analisamos dois autos sacramentais de Calderón de la Barca, Los misterios de la misa e Lo que va del hombre a Dios. Nessas obras, apresentaremos as características que as fazem formar parte de um teatro dirigido, com o intuito de educar os espectadores.
Abstract: El Barroco es objeto de distintas miradas dentro de la crítica literaria, entre las cuales investigaciones que ven ese período bajo una mirada contemporánea. Ese período es nombrado por diferentes adjetivos por los críticos: período de la irracionalidad, de la exageración y de la obscuridad. Sin embargo, esas investigaciones no llevan en cuenta el universo en el que la literatura del Seiscientos fue producida: en un mundo entrelazado, donde no había una distinción sectorial como ocurre en el mundo moderno/contemporáneo; la literatura, la filosofía, la medicina, la ingeniería, por ejemplo, formaban parte de un mismo universo, bajo el cuerpo cortesano de la triada: Monarquía, Iglesia y Nobleza. Por ello, utilizamos teóricos que tienen en cuenta la influencia de este universo cortesano para la producción cultural del Seiscientos, como: João Adolfo Hansen, José Antonio Maravall, Norbert Elias, Alcir Pécora. A través de sus estudios, procuramos comprender de una manera distinta la obra del poeta español Pedro Calderón de la Barca. Parte de las críticas neoclásica y romanticista considera su obra como exagerada y fruto de factores psicológicos, en un abordaje anacrónico . Considerando los estudios de esos críticos, analizamos dos autos sacramentales de Calderón de la Barca, Los misterios de la misa y Lo que va del hombre a Dios. En esas obras, presentaremos los matices que las hacen formar parte de un teatro dirigido, con el intuito de educar a los espectadores.
Palavras-chave: Barroco
Teatro dirigido
Universo cortesão
Barroco
Teatro dirigido
Universo cortesano
Literatura
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: CORADI, Laura de Oliveira. O Teatro dirigido: Los misterios de la Misa e Lo que va del hombre a Dios, de Pedro Calderón de la Barca. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2106
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2106
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25786
Data de defesa: 26-Jun-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeatroDirigidoMisterios.pdfDissertação1.74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons