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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Licitação na modalidade convite: uma análise dos princípios da Administração Pública e os desafios dos gestores públicos nas escolas estaduais de Uberlândia- MG
Alternate title (s): Bidding in the modality invitation: an analysis of the principles of Public Administration and the challenges of public managers in the state schools of Uberlândia - MG
Author: Castro, Adriana da Silveira
First Advisor: Mendes Neto, Edilberto Batista
Summary: O presente estudo expõe uma análise da licitação na modalidade convite, apresentando os princípios da Administração Pública e a compreensão de sua relação com a demanda de compras necessárias das escolas públicas. O objetivo geral é identificar os desafios dos gestores na tomada de decisão a partir do processo licitatório, identificando se é possível garantir condições eficientes e de qualidade em prol da Administração Pública. A pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo se utilizou de um questionário aplicado aos gestores das escolas públicas do Estado de Minas Gerais, especificamente na cidade de Uberlândia, com a finalidade de compreender de que forma os gestores públicos podem satisfazer através dos procedimentos de aquisição de produtos ou serviços nas instituições escolares, e se isso é possível por meio do processo licitatório, na modalidade convite, do tipo menor preço. Com a aplicação do questionário conclui-se que dos 100% dos gestores, pouco mais de 40% declararam que o processo é a melhor ferramenta em sua totalidade, enquanto que quase 60% afirmaram que o procedimento é a melhor ferramenta em partes. Na maioria das argumentações, os que “não concordam e nem discordam”, estavam muito presentes. Com essa constatação, conforme declaração dos gestores, o processo de licitação na modalidade convite, tipo menor preço, só poderá ser viável na sua totalidade para a Administração Pública, se os gestores e a comissão de licitação receber uma capacitação do setor de finanças da Secretaria Regional de Ensino a respeito da temática em questão e a prática de todos os princípios explícitos e implícitos previstos na Lei 8666/93.
Abstract: The present study presents an analysis of the bidding in the invitation modality, presenting the principles of Public Administration and the understanding of its relationship with the demand for necessary purchases from public schools. The general objective is to identify the challenges of managers in the decision-making process from the bidding process, identifying if it is possible to guarantee efficient and quality conditions in favor of Public Administration. The quantitative and qualitative research was carried out using a questionnaire applied to managers of public schools in the State of Minas Gerais, specifically in the city of Uberlândia, in order to understand how public managers can satisfy through product acquisition procedures or services in school institutions, and if this is possible through the bidding process, in the modality invitation, of the lowest price type. With the application of the questionnaire it is concluded that of the 100% of the managers, a little more than 40% declared that the process is the best tool in its totality, while almost 60% affirmed that the procedure is the best tool in parts. In most arguments, those who "do not agree or disagree" were very much present. With this finding, according to the managers' statement, the bidding process in the modality invitation, type lower price, can only be viable in its entirety for the Public Administration, if the managers and the commission of licitation receive a training of the finance sector of the Secretariat On the theme in question and the practice of all the explicit and implicit principles foreseen in Law 8666/93.
Keywords: Administração pública
Licitação
Modalidade convite
Tipo menor preço
Custo-benefício
Area (s) of CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: CASTRO, Adriana Silveira. Licitação na modalidade convite: uma análise dos princípios da Administração Pública e os desafios dos gestores públicos nas escolas estaduais. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25760
Date of defense: 5-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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