Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25643
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação temporal dos conflitos de uso e ocupação da terra em áreas de preservação permanente pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Perdizes-MG
Autor(es): Costa, Andréia Martins da
Primeiro orientador: Silva, Mirna Karla Amorim da
Primeiro membro da banca: Indjai, Luziane Ribeiro
Segundo membro da banca: Toledo, Pedro Eduardo Ribeiro de
Resumo: A área de estudo deste trabalho é a bacia hidrográfica do rio Perdizes, localizada no Estado de Minas Gerais, na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A mesma está inserida no bioma Cerrado, uma savana com diferentes fitofisionomias e grande biodiversidade. Ao determinar a área de estudo, observou-se a problemática referente à degradação das áreas de preservação permanente (APP’s) no entorno dos cursos d’água da bacia. Verificou-se, assim, a necessidade de mapeá-las e estudá-las com maior enfoque. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo a delimitação e avaliação das APP’s dos cursos d’água, da bacia hidrográfica do rio Perdizes, realizando uma análise temporal do uso e ocupação da terra, nos anos de 1987 e 2018, por meio de imagens de satélite Landsat 5 e Landsat 8. Para a execução do trabalho foram utilizados conhecimentos e metodologias de diversas áreas do conhecimento como o Geoprocessamento, Sistema de Informação Geográfica (SIG), Sensoriamento Remoto, Processamento Digital de Imagens (PDI) e Hidrologia. Com este estudo realizado foi possível analisar o avanço da degradação das APP’s e relacionar estas informações com a situação de proteção em que se encontram os cursos d’água da bacia hidrográfica estudada, com vistas a mostrar se está sendo ou não cumprida a legislação ambiental. Para isso, realizou-se uma classificação supervisionada no software Envi 5.0, para identificar e analisar as classes de uso e ocupação da terra, na área de estudo. Realizou-se também, a identificação da hierarquia fluvial através do método de Strahler e a delimitação das APP’s por meio da ferramenta buffer, do software Arcgis. Por fim, foram gerados o mapa da hierarquia fluvial, o mapa de uso e ocupação da terra (2018) e os mapas de conflito de uso nas APP’s (anos de 1987 e 2018). Desta forma, com os dados obtidos foi possível concluir que ocorreu o avanço das atividades agropecuárias no período estudado (31 anos) e houve uma grande e indevida diminuição da vegetação nativa em 26,60% da área das APP’s da Bacia Hidrográfica do Rio Perdizes.
Palavras-chave: Bacia hidrográfica
Área de Preservação Permanente
Análise temporal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: COSTA, Andréia Martins. Avaliação temporal dos conflitos de uso e ocupação da terra em áreas de preservação permanente pertencentes à bacia hidrográfica do Rio Perdizes-MG. 2019. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) - Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25643
Data de defesa: 17-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoTemporalConflitos.pdfTCC2.99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.