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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25602
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental |
Autor(es): | Fandi, Ana Cláudia |
Primeiro orientador: | Carvalho, Ana Maria Coelho |
Primeiro coorientador: | Melo, Celine de |
Primeiro membro da banca: | Toledo, Flávia R.N. |
Resumo: | Na década de 70, devido ao desenvolvimento desordenado e as agressões feitas ao ambiente, surgiu a ideia de uma educação voltada para meio ambiente. A Educação Ambiental passa a ser considerada como campo da ação pedagógica. As formas de atuação para realizar um programa de Educação Ambiental definem-se em três tipos de estratégias: formal, informal e não—formal. Este trabalho teve como objetivo analisar a interferência do ambiente rural e urbano no entendimento da relação homem e meio ambiente, e verificar a efetividade da Educação Ambiental não-formal entre esses dois contextos (rural e urbano), por meio do diferencial de retenção pelo público—alvo. O público—alvo foram os alunos do segundo ciclo do ensino básico, da Escola Municipal “Emílio Ribas” denominada “Grupo Rural”, localizada em área rural, e da Escola Estadual “Amador Naves” “Grupo Urbano”, na área urbana. Ambas as escolas estão localizadas no município de Uberlândia, MG. Foram abordados temas relacionados a higiene pessoal, povos indígenas, lixo, meio ambiente, desmatamento, extinção e ambiente rural versus urbano, aos dois grupos. Foram feitas avaliações contínuas com a finalidade de verificar a eficácia do programa. A avaliação do público-alvo consistiu de quatro etapas: Pré-teste, Pós-teste, Teste e Teste de Retenção. De acordo com os dados obtidos, constatou-se que o desempenho dos alunos entre os Grupos Rural e Urbano foi significativamente diferente no Pré-teste (gl=3, P<0,05). O Grupo Rural apresentou melhor desempenho nas categorias satisfatória, não-aceitável e não-respondida, no entanto o Grupo Urbano obteve ma maior frequência de resposta aceitável. Não houve diferença significativa entre os grupos tanto no 1º Pós-teste quanto no 2º Pós-teste. O desempenho de ambos os grupos melhorou significativamente nos lº e 2º Pós-testes em relação ao Pré-teste (gl=3', P<0,05). O Teste de Retenção, de ambos os grupos, demostrou melhora significativa quando comparado ao Pré-teste. Entretanto a diferença constatada entre os grupos no Pré-teste não ocorreu no Teste de Retenção (gl=3, P<0,05). As respostas comportamentais referentes as práticas, demonstrou dificuldade do Grupo Urbano em realizar trabalhos em equipe. |
Palavras-chave: | Educação ambiental Ambiente rural e urbano Educação |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Referência: | FANDI, Ana Cláudia. Escola rural e urbana: comparações entre o aprendizado de alunos do ciclo básico sobre educação ambiental. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25602 |
Data de defesa: | 20-Dez-1999 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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