Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25591
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Hemiptera, Himenoptera e Lepidoptera (Arthropoda: Insecta) associados a carcaças de suínos (Sus scrofa L.) em decomposição no Cerrado de Uberlândia - MG
Autor(es): Souza, Carina Mara de
Primeiro orientador: Mendes, Júlio
Primeiro membro da banca: Marçal Júnior, Oswaldo
Segundo membro da banca: Augusto, Solange Cristina
Resumo: A decomposição de uma carcaça é afetada fundamentalmente por espécies necrófagos, principalmente dípteros e coleópteros, porém hemípteros, himenópteros e lepidópteros podem ter papel significativo nesse processo, como potenciais indicadores de sazonalidade e/ou movimentação da carcaça. Diante disso, este trabalho procurou avaliar a diversidade de Hemiptera, Hymenoptera e Lepidoptera associados a carcaças de suínos em decomposição em dois ambientes de Cerrado (stricto sensu e campo sujo) de Uberlândia e identificar espécies potenciais indicadoras forenses desses grupos. Foram expostas 4 carcaças de suínos domésticos na reserva ecológica do Clube Caça e Pesca bororó de Uberlândia, nos períodos de 22 de julho a 28 de setembro de 2005, com duração do tempo de decomposição de 68 dias, e de 27 de janeiro a 04 de março de 2006, durando 36 dias. Foram coletados 17.371 espécimes de várias espécies, indicando grande diversidade destas ordens no Cerrado de Uberlândia. Reduviidae e Neididae (Hemiptera) parecem ser restritos ao período úmido, podendo indicar sazonalidade. Neididae pode também representar um possível indicador de movimentação por parecer ser restrito ao campo sujo. Microhimenópteros parasitóides, como as espécies de Braconidae e Encyrtidae (Tachinaephagus zealandicus) (Hymenoptera), uma vez que podem possibilitar a estimativa de um intervalo pós-morte mínimo por se criarem na carcaça. Noctuidae morfo 62 (Lepidoptera) foi coletado apenas no período úmido. Esta restrição quanto ao período de ocorrência indica que este morfo possa representar um potencial indicador de sazonalidade. Nota-se, portanto, que nas áreas de cerrado stricto sensu e campo sujo há espécies de hemípteros, himenópteros e lepidópteros com potenciais aplicações forenses como o sugerido pelo presente estudo.
Palavras-chave: Entomologia Forense
Artrópodes necrófagos
Campo sujo
Cerrado stricto sensu
Acidentais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SOUZA, Carina Mara. Hemiptera, Himenoptera e Lepidoptera (Arthropoda: Insecta) associados a carcaças de suínos (Sus scrofa L.) em decomposição no Cerrado de Uberlândia - MG. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25591
Data de defesa: 25-Jul-2007
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HemipteraHimenopteraLepidoptera.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.