Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25583
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estabelecimento de critérios para avaliação de manuais de manejo e conservação utilizando como modelo o " Manual do produtor de maracujá-amarelo"
Autor(es): Silva, Daniela Beatriz Lima e
Primeiro orientador: Oliveira, Renata Carmo de
Primeiro membro da banca: Cunha, Ana Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Yamamoto, Marcela
Resumo: Poucas considerações são feitas na literatura sobre a elaboração de manuais, que têm sido um importante produto de projetos ligados a manejo, conservação e educação ambiental. Assim, os objetivos do presente trabalho foram estabelecer critérios para elaboração e avaliação de manuais ou guias de manejo e conservação e avaliar o Manual do produtor de maracujá-amarelo, fruto de um plano de manejo. Para elaboração da ficha, foram consultados manuais de manejo, fichas para avaliação de materiais didáticos e professores ligados à educação em agrotecnia. Para a avaliação do "Manual do produtor" utilizou-se a ficha elaborada e entrevistas dirigidas feitas junto aos autores do plano de manejo e produtores rurais participantes, o que possibilitou a detecção dos principais pontos com necessidade de alteração, objetivando aumentar a eficácia do material. Pôde-se perceber que a veiculação de manuais bem elaborados e a inserção sistematizada da população local nas atividades realizadas são fatores que contribuem para o sucesso de planos de manejo e conservação.
Palavras-chave: Manual
Ficha de avaliação
Manejo
Conservação
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, Daniela Beatriz Lima e. Estabelecimento de critérios para avaliação de manuais de manejo e conservação utilizando como modelo o " Manual do produtor de maracujá-amarelo". 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25583
Data de defesa: 31-Jul-2007
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstabelecimentoCriteriosAvaliacao.pdf3.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.