Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25571
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Salmonella Heidelberg isoladas de ambiente e carcaças de frango de corte.
Autor(es): Peixoto, Jéssica Laura Miranda
Primeiro orientador: Rossi, Daise Aparecida
Primeiro coorientador: Mendonça, Eliane Pereira
Segundo membro da banca: Melo, Roberta Torres de
Terceiro membro da banca: Fonseca, Belchiolina Beatriz
Resumo: A avicultura é um dos principais setores do agronegócio brasileiro, classificando o país como o maior exportador e o segundo maior produtor mundial. Diante do destaque da produção no cenário nacional e internacional, o controle da sanidade e das enfermidades das aves é de suma importância, pois impacta diretamente a saúde pública e a economia. Nesse contexto, a salmonelose é considerada uma das doenças de origem alimentar mais comuns e uma zoonose complexa que afeta a saúde pública mundial. O sorovar paratífico S. Heidelberg tem sido identificada, no Brasil, em aves e produtos derivados desde 1982. Objetivou-se determinar a susceptibilidade a onze antimicrobianos assim como a relação filogenética entre 67 cepas de S. Heildelberg isoladas na região sul do Brasil. A susceptibilidade aos antimicrobianos foi avaliada por meio do teste de disco difusão, e a relação filogenética entre as cepas por meio do RAPD. As maiores porcentagens de resistência apresentadas pela S. Heidelberg nesse estudo, foi de 100% ao ácido nalidíxico e a tetraciclina, 98,5% ao sulfato de colistina, 80,6% a amoxacilina/ácido clavulânico e a ceftazidima, e 62,7% ao ceftiofur. Todos os isolados foram classificados como multirresistentes. A alta resistência encontrada promove um alerta sobre a problemática do uso de antimicrobianos em frangos e quanto ao perigo que esse sorovar representa para a saúde pública. Na análise de similaridade genética observou-se elevada proximidade entre as cepas e foi possível identificar dois clusters e um isolado distinto. Este apresentou proximidade genética inferior a 80%. Essa análise ficou restrita a 12/67 isolados, devido a técnica utilizada.
Palavras-chave: Avicultura
RAPD
Resistência
Salmonelose
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA::INSPECAO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PEIXOTO, Jéssica Laura Miranda.Susceptibilidade aos antimicrobianos e diversidade genética de Salmonella Heidelberg isoladas de ambiente e carcaças de frango de corte. 2019. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25571
Data de defesa: 24-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SusceptibilidadeAntimicrobianosDiversidade.pdf1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.