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dc.creatorBevilaqua, André-
dc.date.accessioned2019-06-27T15:28:19Z-
dc.date.available2019-06-27T15:28:19Z-
dc.date.issued2019-05-24-
dc.identifier.citationBEVILAQUA, André. Algoritmo memético paralelo baseado em ilhas com busca local Lin- Kernighan para solução do problema de roteamento de veículos heterogêneos em duas fases inspirado em um modelo de distribuição usado por atacadistas. 2019. 106 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.5 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25532-
dc.description.abstractThis thesis deals with a Two-Echelon Fixed Fleet Heterogeneous Vehicle Routing Problem faced by brazilian wholesale companies. Vehicle routing problems with more than one phase consider situations in which freight is moved through some intermediate facilities (e.g., cross-docks or distribution centers) before reaching its destination. The first phase of the problem dealt here is to choose a first-level vehicle, from an heterogeneous set, that will leave a depot and reach an intermediate uncapacitated facility (satellite) to serve a set of second-level vehicles. After that, it is necessary to define routes for smaller vehicles, also from an heterogeneous set, that will visit a set of customers departing from and returning to a satellite. The solution proposed here is an efficient island based memetic algorithm with a local search procedure based on Lin-Kernighan heuristic. In order to attest the algorithm’s efficiency, first it was tested in single echelon heterogeneous fleet vehicle routing benchmark instances. After that the instances were adapted for two-echelon context and used for validation alongside with real world instances created using normalized real data. Localsolver tool was also executed for comparison purposes. Promising results (which corroborate results obtained on the real problem) and future works are presented and discussed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblema de Roteamento de Veículos em Dois Níveispt_BR
dc.subjectTwo-Echelon Vehicle Routing Problempt_BR
dc.subjectFrotas Heterogêneaspt_BR
dc.subjectHeterogeneous Fleetpt_BR
dc.subjectAlgoritmo Memético Baseado em Ilhaspt_BR
dc.subjectIsland Based Memetic Algorithmpt_BR
dc.subjectLin-Kernighanpt_BR
dc.subjectMercado Atacadistapt_BR
dc.subjectWholesale Companiespt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectElectrical Engineeringpt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectVehiclespt_BR
dc.subjectLogística Empresarialpt_BR
dc.subjectBusiness Logisticspt_BR
dc.subjectAlgoritmospt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectModelagem de Processospt_BR
dc.subjectProcess Modelingpt_BR
dc.titleAlgoritmo memético paralelo baseado em ilhas com busca local Lin- Kernighan para solução do problema de roteamento de veículos heterogêneos em duas fases inspirado em um modelo de distribuição usado por atacadistaspt_BR
dc.title.alternativeParallel island based memetic algorithm with Lin–Kernighan local search for a real-life two-echelon heterogeneous vehicle routing problem based on brazilian wholesale companiespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Yamanaka, Keiji-
dc.contributor.referee1Peretta, Igor Santos-
dc.contributor.referee2Queiroz, Thiago Alves de-
dc.contributor.referee3Lima , Gerson Flávio Mendes de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4452217E6pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese trata de um Problema de Roteamento de Veículos em Dois Níveis enfrentado por uma empresa brasileira do mercado atacadista. Problemas de roteamento de veículos com mais de um nível existem em contextos nos quais a carga é movimentada passando por estruturas intermediárias (por exemplo, centros de distribuição, satélites, etc) antes de chegar ao destino. O primeiro nível do problema tratado aqui envolve escolher um veículo de primeiro nível, de um conjunto heterogêneo, que sai de um depósito em direção a uma instalação de transbordo intermediária (chamada de satélite) para servir um conjunto de veículos de segundo nível. Depois disso é necessário criar um conjunto de rotas para todos os veículos, também heterogêneos, que sairão dos satélites para visitar os clientes. A solução proposta é um Algoritmo Memético Paralelo Baseado em Ilhas com Busca Local Lin-Kernighan. Para verificar a eficiência do algoritmo, primeiramente ele foi testado em um contexto de problema de roteamento de veículos heterogêneos de um nível a partir de um \textit{benchmark} conhecido. Posteriormente, as instâncias foram adaptadas e usadas para validar o contexto de dois níveis. Por fim, foram criadas novas instâncias com dados reais normalizados para verificar o algoritmo em um contexto mais realista. Em todos os casos o algoritmo foi comparado com os resultados da ferramenta comercial Localsolver usada na solução de problemas de otimização. Foram obtidos importantes resultados para o algoritmo e também análises reveladoras das características do problema tratado. Por fim, são apresentados trabalhos futuros que visam melhorar a exploração do problema proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration106pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::PESQUISA OPERACIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.5pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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