Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25513
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O trabalho educativo com o software de geometria dinâmica no quinto ano do ensino fundamental
Alternate title (s): The educational work with dynamic geometry software in the fifth year of elementary education
Author: Souza, Viviane Aparecida de
First Advisor: Souza Junior, Arlindo José de
First member of the Committee: Nacarato, Adair Mendes
Second member of the Committee: Freitas, Maria Teresa Menezes
Summary: Nesta pesquisa procuramos compreender qual a viabilidade do trabalho com o software de Geometria Dinâmica no processo de ensinar e aprender geometria no quinto ano do ensino fundamental de uma escola pública. Este projeto de pesquisa teve o subsídio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais-FAPEMIG -em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES e foram convidados a participarem deste estudo 30 alunos que cursavam o quinto ano do ensino fundamental, nos anos de 2014 e 2015, totalizando 60 alunos e duas professoras regentes das turmas. Também houve a participação de uma equipe de pesquisadores, os quais formalizaram um trabalho coletivo, cujo intuito era buscar estratégias diferenciadas de ensino e aprendizagem sobre o uso de tecnologias na prática pedagógica. Esta equipe foi composta por uma graduanda do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, um Mestre em Educação Matemática, duas Mestrandas do curso de Ciências e Matemática da UFU que cursavam anos diferentes, entre elas, a pesquisadora deste estudo e também laboratorista da escola pesquisada e o professor doutor orientador. Esse estudo é caracterizado como uma pesquisa – ação e tem uma abordagem qualitativa. O Processo de produção das informações ocorreu por meio das seguintes estratégias: aulas gravadas em vídeos e transcritas; notas de campo produzidas pela pesquisadora; aplicação de questionários e entrevistas e análise das intervenções dos estudantes em diferentes blogs. Nesta pesquisa analisamos as atividades implementadas em um determinado software pelos alunos, observando a visualização, os tipos de representações possíveis, sendo elas: gráfica, língua natural, escrita algébrica e figura. Além de fazer relações com os tipos de apreensões (sequencial, perceptiva, discursiva e operatória) baseados na teoria de Duval. Conclui-se que esta prática educativa com este software é viável para estudantes desta faixa etária e que é possível desenvolver atividades diferenciadas e instigantes que auxiliem os alunos na construção do seu conhecimento sobre geometria.
Abstract: In this research we try to understand the feasibility of working with Dynamic Geometry software in the process of teaching and learning geometry in the fifth year of elementary school in a public school. This research project was funded by the Minas Gerais Research Support Foundation (FAPEMIG), in partnership with the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and 30 students were invited to attend the fifth year of primary education , In the years 2014 and 2015, totaling 60 students and two teachers regents of the classes. Also a group of researchers participated, which formalized a collective work, whose purpose was to seek differentiated strategies of teaching and learning about the use of technologies in pedagogical practice. This team was composed by a graduate of the Mathematics Degree course of the Federal University of Uberlândia, a Master in Mathematics Education, two Masters of Science and Mathematics from UFU who studied different years, including the researcher of this study and also a laboratory Of the researched school and the professor doctor advisor. This study is characterized as action research and has a qualitative approach. The process of producing information occurred through the following strategies: lessons recorded in videos and transcribed; Field notes produced by the researcher; Application of questionnaires and interviews and analysis of student interventions on different blogs. In this research we analyze the activities implemented in a given software by the students, observing the visualization, the types of possible representations, being: graphic, natural language, algebraic writing and figure. In addition to making relations with the types of seizures (sequential, perceptive, discursive and operative) based on Duval's theory. It is concluded that this educational practice with this software is feasible for students of this age group and that it is possible to develop differentiated and stimulating activities that help students in building their knowledge about geometry.
Keywords: Laboratório de Informática
Laboratory of Computer Science
Ensino e Aprendizagem
Teaching and Learning
software de Geometria Dinâmica
software of Dynamic Geometry
Educação Matemática
Mathematical Education
Trabalho Coletivo
Collective Work
Teoria de R. Duval
R. Duval Theory
Anos Iniciais
Early Years
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)
Quote: SOUZA, Viviane Aparecida de. O trabalho educativo com o software de geometria dinâmica no quinto ano do ensino fundamental. 2017. 189 f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.517
Document identifier: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.517
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25513
Date of defense: 23-Feb-2017
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SoftwareGeometriaDinamica.pdf5.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons