Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25495
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Professores do Ensino Médio de Uberlândia-MG diante da Reforma Curricular com base na Resolução 833/2006
Author: Sella Filho, Marcos André
First Advisor: Barcelos, Nora Ney Santos
First member of the Committee: Cunha, Ana Maria Oliveira
Second member of the Committee: Morais, Viviane Rodrigues
Summary: A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais publicou, em novembro de 2006, a Resolução 833/2006, que regulamenta a implementação de uma proposta que aponta para a diversificação curricular para as escolas de Ensino Médio que fazem parte do programa Escolas-Referência. Essa proposta deveria iniciar sua vigência em 2007. A idéia desta pesquisa surgiu a partir do momento da constatação de que alguns professores e diretores evidenciavam um certo desconforto em relação a esta proposta. Tal pesquisa objetivou investigar o que pensam os professores a respeito da aplicação da referida Resolução, focalizando as necessidades e implicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo ação, que contou com a colaboração pontual de uma professora que ministra aulas nas duas escolas da rede pública estadual de Uberlândia —MG que compõem o nosso campo de pesquisa. Fazem parte da nossa amostra quatro professores de cada disciplina, sendo dois de cada escola, totalizando quarenta. Na coleta de dados utilizou-se um Questionário que levou ao alcance do objetivo proposto. Da análise dos dados, chegamos a quatro categorias: - representatividade dos professores na pesquisa; - necessidades como subsídios da reforma curricular; - na relação dos professores com o novo currículo; - desencontros e encontros na implementação curricular. A partir daí, três constatações foram pertinentes: - a não¬implantação/adiamento da aplicação da Resolução pelas duas escolas pesquisadas, possivelmente, por falta de compreensão dos pressupostos da mesma, mais por cautela e precaução, do que por oposição propriamente dita; - a prática de uma outra escola, também do grupo de Escolas-Referência, porém que não fez parte do nosso campo de pesquisa, que optou pela ousadia de reorganizar o currículo de forma coletiva; - a preocupação dos professores em relação aos conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais do currículo, sem, no entanto, perder de vista as diferenças individuais e sociais, que geralmente causam impactos, por exemplo, no processo seletivo regional. A interlocução entre as escolas do Ensino Médio e entre estas e as universidades, em torno da implantação deste novo currículo, parece ser uma necessidade para que os obstáculos sejam superados, desde que o trabalho coletivo e o recurso humano representem possibilidades preponderantes no processo educacional.
Keywords: Reforma curricular
Escolas
Ensino médio
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SELLA FILHO, Marcos André. Professores do Ensino Médio de Uberlândia-MG diante da Reforma Curricular com base na Resolução 833/2006. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25495
Date of defense: 19-Jul-2007
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProfessoresEnsinoMedio.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.