Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25495Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Sella Filho, Marcos André | - |
| dc.date.accessioned | 2019-06-25T19:36:13Z | - |
| dc.date.available | 2019-06-25T19:36:13Z | - |
| dc.date.issued | 2007-07-19 | - |
| dc.identifier.citation | SELLA FILHO, Marcos André. Professores do Ensino Médio de Uberlândia-MG diante da Reforma Curricular com base na Resolução 833/2006. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25495 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Reforma curricular | pt_BR |
| dc.subject | Escolas | pt_BR |
| dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
| dc.title | Professores do Ensino Médio de Uberlândia-MG diante da Reforma Curricular com base na Resolução 833/2006 | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Barcelos, Nora Ney Santos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0668672753853363 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Cunha, Ana Maria Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2 | Morais, Viviane Rodrigues | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5751221806262436 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | A Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais publicou, em novembro de 2006, a Resolução 833/2006, que regulamenta a implementação de uma proposta que aponta para a diversificação curricular para as escolas de Ensino Médio que fazem parte do programa Escolas-Referência. Essa proposta deveria iniciar sua vigência em 2007. A idéia desta pesquisa surgiu a partir do momento da constatação de que alguns professores e diretores evidenciavam um certo desconforto em relação a esta proposta. Tal pesquisa objetivou investigar o que pensam os professores a respeito da aplicação da referida Resolução, focalizando as necessidades e implicações. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo ação, que contou com a colaboração pontual de uma professora que ministra aulas nas duas escolas da rede pública estadual de Uberlândia —MG que compõem o nosso campo de pesquisa. Fazem parte da nossa amostra quatro professores de cada disciplina, sendo dois de cada escola, totalizando quarenta. Na coleta de dados utilizou-se um Questionário que levou ao alcance do objetivo proposto. Da análise dos dados, chegamos a quatro categorias: - representatividade dos professores na pesquisa; - necessidades como subsídios da reforma curricular; - na relação dos professores com o novo currículo; - desencontros e encontros na implementação curricular. A partir daí, três constatações foram pertinentes: - a não¬implantação/adiamento da aplicação da Resolução pelas duas escolas pesquisadas, possivelmente, por falta de compreensão dos pressupostos da mesma, mais por cautela e precaução, do que por oposição propriamente dita; - a prática de uma outra escola, também do grupo de Escolas-Referência, porém que não fez parte do nosso campo de pesquisa, que optou pela ousadia de reorganizar o currículo de forma coletiva; - a preocupação dos professores em relação aos conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais do currículo, sem, no entanto, perder de vista as diferenças individuais e sociais, que geralmente causam impactos, por exemplo, no processo seletivo regional. A interlocução entre as escolas do Ensino Médio e entre estas e as universidades, em torno da implantação deste novo currículo, parece ser uma necessidade para que os obstáculos sejam superados, desde que o trabalho coletivo e o recurso humano representem possibilidades preponderantes no processo educacional. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 38 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL | pt_BR |
| Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ProfessoresEnsinoMedio.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.