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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25447
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Nishioka, André Heiji | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-19T21:00:37Z | - |
dc.date.available | 2019-06-19T21:00:37Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.citation | NISHIOKA, André Heiji. Estudo e Projeto de uma Turbina Eólica do Tipo Lenz . 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25447 | - |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Turbina Lenz | pt_BR |
dc.subject | Lenz Turbine | pt_BR |
dc.subject | Turbina Eólica | pt_BR |
dc.subject | Eolic Turbine | pt_BR |
dc.title | Estudo e Projeto de uma Turbina Eólica do Tipo Lenz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Odenir de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8197975215358295 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Venson, Giuliano Gardolinski | - |
dc.contributor.referee2 | Finzi Neto, Roberto Mendes | - |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Com a atual preocupação na diminuição da dependência por combustíveis fósseis e a questão ambiental, a busca por energias renováveis têm se tornado cada vez maior. Neste contexto, o presente trabalho têm por objetivo o estudo e projeto de uma turbina eólica do tipo Lenz escolhida devido à algumas de suas características como possibilidade de operação em ventos turbulentos e o baixo custo de confecção. O estudo se deu na descrição dos recursos eólicos, aerogeradores existentes e equacionamentos bem como nos trabalhos feitos sobre o tema até então. Após o estudo a turbina Lenz foi projetada, desenhada no software de CAD Catia®, construída e posteriormente testada em túnel de vento. Por fim os resultados apresentaram um rendimento mecânico de aproximadamente 28%, alcançando 72 watts de potência mecânica e 14 Watts de Potência Elétrica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Aeronáutica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 56 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::APROVEITAMENTO DE ENERGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Aeronáutica |
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