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dc.creatorNishioka, André Heiji-
dc.date.accessioned2019-06-19T21:00:37Z-
dc.date.available2019-06-19T21:00:37Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationNISHIOKA, André Heiji. Estudo e Projeto de uma Turbina Eólica do Tipo Lenz . 2017. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25447-
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTurbina Lenzpt_BR
dc.subjectLenz Turbinept_BR
dc.subjectTurbina Eólicapt_BR
dc.subjectEolic Turbinept_BR
dc.titleEstudo e Projeto de uma Turbina Eólica do Tipo Lenzpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Odenir de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8197975215358295pt_BR
dc.contributor.referee1Venson, Giuliano Gardolinski-
dc.contributor.referee2Finzi Neto, Roberto Mendes-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCom a atual preocupação na diminuição da dependência por combustíveis fósseis e a questão ambiental, a busca por energias renováveis têm se tornado cada vez maior. Neste contexto, o presente trabalho têm por objetivo o estudo e projeto de uma turbina eólica do tipo Lenz escolhida devido à algumas de suas características como possibilidade de operação em ventos turbulentos e o baixo custo de confecção. O estudo se deu na descrição dos recursos eólicos, aerogeradores existentes e equacionamentos bem como nos trabalhos feitos sobre o tema até então. Após o estudo a turbina Lenz foi projetada, desenhada no software de CAD Catia®, construída e posteriormente testada em túnel de vento. Por fim os resultados apresentaram um rendimento mecânico de aproximadamente 28%, alcançando 72 watts de potência mecânica e 14 Watts de Potência Elétrica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Aeronáuticapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::APROVEITAMENTO DE ENERGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::AERODINAMICApt_BR
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