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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Correlação entre as temperaturas de transição dúctil-frágil de corpos de prova convencionais e miniaturizados no ensaio de impacto Charpy dos aços API 5L X65, L80 e P110
Título (s) alternativo (s): Ductile-to-Brittle transition temperature correlation of conventional and miniaturized specimens for Charpy impact testing on API 5L X65, P110 and L80 steels
Autor: Souza, Teófilo Jacob Freitas e
Primer orientador: Franco, Sinésio Domingues
Primer miembro de la banca: Rodrigues, Fernando Buiatti
Segundo miembro de la banca: Bose Filho, Waldek Wladimir
Tercer miembro de la banca: Gonçalves, Rafael Ariza
Resumen: O ensaio de impacto Charpy é utilizado para determinar a resistência do material à fratura e sua temperatura de transição de um comportamento de fratura dúctil para a frágil. Em determinadas situações, a usinagem de corpos de prova convencionais não é viável, uma vez que o material pode possuir uma geometria complexa ou o componente em que se deseja fazer a análise esteja em pleno funcionamento. No sentido de evitar a parada de um equipamento ou analisar componentes de geometria complexa, corpos de prova miniaturizados são fabricados. Este trabalho objetivou correlacionar os resultados de ensaio de impacto Charpy entre corpos de prova de geometria convencional e miniaturizada, fabricados conforme as normas ISO 148 e ISO 14556, para três aços utilizados na indústria de óleo e gás. O enfoque principal deste estudo foi na correlação da temperatura de transição dúctil-frágil dos materiais. O ponto de partida para estudo do problema foi consultar os resultados de correlação obtidos por outros autores. Posteriormente, os corpos de prova foram fabricados, identificados e medidos de acordo com as orientações de normas internacionais. Finalmente, foram estabelecidos procedimentos de ensaio e de cálculo da temperatura de transição. Com a finalização do trabalho, foi possível observar que houve um decaimento da temperatura de transição entre corpos de prova convencionais e miniaturizados. Além disso, que essa variação depende essencialmente do tipo de material testado.
Abstract: The Charpy impact test is used to evaluate the impact fracture resistance of the material and its transition temperature from a ductile-to-brittle fracture behavior. In some situations, the manufacturing of conventional specimens is not possible since the material may have a complex geometry or the component, in which the analysis is desired, is on operation. In order to avoid stopping an equipment on operation or analyze complex geometry components, miniaturized specimens may be manufactured. This work aimed to correlate the results of Charpy impact test between conventional and miniaturized specimens, manufactured in accordance with ISO 148 and ISO 14556, for three steels used in the oil and gas industry. The main focus of this study was on the correlation of ductile-to-brittle transition temperatures of the materials. The starting point of this study was a review of the results from previous authors. Subsequently, the specimens were manufactured, identified and measured using international standards as guidelines. Finally, assay and transition temperature calculation procedures were established. Concluding the work, it was possible to observe that there was a drop in transition temperatures between conventional and miniaturized specimens. Moreover, that this variation depends essentially on the type of material tested.
Palabras clave: Ensaio de impacto Charpy
MiniCharpy
Temperatura de transição dúctil-frágil
Correlação
Charpy impact test
Ductile-to-brittle transition temperature
Correlation
Área (s) del CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SOUZA, Teófilo Jacob Freitas e. Correlação entre as temperaturas de transição dúctil-frágil de corpos de prova convencionais e miniaturizados no ensaio de impacto Charpy dos aços API 5L X65, L80 e P110. 2019. 78 f. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25367
Fecha de defensa: 26-abr-2019
Aparece en las colecciones:TCC - Engenharia Mecânica

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