Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25366
Document type: Trabalho de Conclusão de Residência
Access type: Acesso Aberto
Title: Corpo-Residente como Caixa de Ressonância dos Afetos que Circulam no Corpo-Adoecido
Author: Silva, Luciana Trajano da
First Advisor: Gomes, Layla Raquel Silva
Summary: O texto é uma reflexão sobre como se dá a existência do corpo na experiência singular de ser residente. Tomo como referência a fenomenologia existencial, e como meio para descrever o relato, a “escrita de si”, proposta por Foucault, considerando que escrever sobre si engendra um modo para se apropriar de si mesmo e do mundo próprio. O corpo é a ponte entre o viver e os afetos que atravessam a existência, é o modo como o sujeito se reconhece e se constitui no mundo, abertura para tudo o que nos chega. A experiência de ser residente é intensa e transformadora. Busquei compreender como meu corpo foi se instituindo nesse processo de cuidado – corpo-residente que se afeta e é permeado por todas as vivências dos sujeitos tomados pelas agruras de algum adoecimento.
Abstract: The text is a reflection about the existence of the body through the singular experience of being a resident. I considered the contributions of the existential phenomenology, and as a means to describe the narration, the "self-writing" proposed by Foucault, considering that writing about yourself engenders a way to self appropriation and of your own world. The body is the bridge between living and affections that pass through existence, it is the way the subject recognizes yourself and is constituted in the world. It is openness to everything that comes to us. The experience of being a resident is intense and transformative. I sought to understand how my body was instituted in the care process - body-resident that is affected and is permeated by all the experiences of the subjects taken by the hardships of illness.
Keywords: Corpo
Existência
Fenomenologia
Body
Existence
Phenomenology
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Luciana Trajano da. Corpo-Residente como Caixa de Ressonância dos Afetos que Circulam no Corpo Adoecido. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente em Estado Crítico) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25366
Date of defense: 21-Feb-2019
Appears in Collections:TCR - Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CorpoResidenteCaixa.pdf577.28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons