Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25349
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Análise do rendimento em sistemas de transmissão sem fio para aplicação em veículos elétricos
Título(s) alternativo(s): Analysis of the performance in wireless transmission systems for application in electric vehicles
Autor(es): Mendonça, Fabrício Ferreira
Primeiro orientador: Andrade, Darizon Alves de
Primeiro membro da banca: Paula, Hélder de
Segundo membro da banca: Moura, Fabrício Augusto Matheus
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar o comportamento de um sistema de transferência de potência sem fios para aplicações em veículos elétricos, utilizando o princípio do acoplamento magnético. E, para alcança-lo, foi necessário construir um circuito inversor para que a bobina emissora opere em ressonância magnética com a bobina receptora. Foi elaborado uma rotina computacional para calcular o rendimento de um circuito ressonante, a partir dos parâmetros físicos e elétricos das bobinas. O protótipo consiste em energizar uma bobina plana primária e realizar a transferência indutiva para a bobina secundária, podendo ser de mesmo tamanho ou não. Resultados experimentais foram coletados, tais como, curvas de rendimento em função da distância, transferência através de barreiras metálicas e não metálicas, rendimentos em função do desalinhamento entre bobinas, carga em bateria automotiva, distâncias máximas de transferência; dentre outros. Um sistema desse tipo pode trazer muitos benefícios para aplicação no carregamento de baterias em veículos elétricos de forma prática, segura e com rendimentos satisfatórios quando realizado a transferência indutiva sem fios.
Abstract: The objective of this work is to analyze the behavior of a wireless power transfer system for applications in electric vehicles, using the principle of magnetic coupling. And in order to reach it, it was necessary to construct an inverter circuit so that the sending coil operates in magnetic resonance with the receiving coil. A computational routine was developed to calculate the efficiency of a resonant circuit, based on the physical and electrical parameters of the coils. The prototype consists of energizing a primary flat coil and performing the inductive transfer to the secondary coil, which may be the same size or not. Experimental results were collected, such as yield curves as a function of distance, transfer through metallic and non-metallic barriers, yields due to misalignment between coils, automotive battery charge, maximum transfer distances; and others. Such a system can bring many benefits for application in battery charging in electric vehicles in a practical way and with satisfactory yields when conducting wireless inductive transfer.
Palavras-chave: Transferência de potência sem fio
Wireless power transfer
Acoplamento magnético
Magnetic coupling
Rendimento
Yield
Bobinas
Coils
Veículos elétricos
Electric vehicles
Engenharia eletrica
Veículos elétricos
Potência transferência
Acoplamentos magnéticos
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
Referência: MENDONÇA, Fabrício Ferreira. Análise do rendimento e sistemas de transmissão sem fio para aplicação em veículos elétricos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.988
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.988
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25349
Data de defesa: 17-Abr-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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