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dc.creatorMendonça, Fabrício Ferreira-
dc.date.accessioned2019-06-05T13:01:22Z-
dc.date.available2019-06-05T13:01:22Z-
dc.date.issued2019-04-17-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Fabrício Ferreira. Análise do rendimento e sistemas de transmissão sem fio para aplicação em veículos elétricos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.988pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25349-
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the behavior of a wireless power transfer system for applications in electric vehicles, using the principle of magnetic coupling. And in order to reach it, it was necessary to construct an inverter circuit so that the sending coil operates in magnetic resonance with the receiving coil. A computational routine was developed to calculate the efficiency of a resonant circuit, based on the physical and electrical parameters of the coils. The prototype consists of energizing a primary flat coil and performing the inductive transfer to the secondary coil, which may be the same size or not. Experimental results were collected, such as yield curves as a function of distance, transfer through metallic and non-metallic barriers, yields due to misalignment between coils, automotive battery charge, maximum transfer distances; and others. Such a system can bring many benefits for application in battery charging in electric vehicles in a practical way and with satisfactory yields when conducting wireless inductive transfer.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransferência de potência sem fiopt_BR
dc.subjectWireless power transferpt_BR
dc.subjectAcoplamento magnéticopt_BR
dc.subjectMagnetic couplingpt_BR
dc.subjectRendimentopt_BR
dc.subjectYieldpt_BR
dc.subjectBobinaspt_BR
dc.subjectCoilspt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectElectric vehiclespt_BR
dc.subjectEngenharia eletricapt_BR
dc.subjectVeículos elétricospt_BR
dc.subjectPotência transferênciapt_BR
dc.subjectAcoplamentos magnéticospt_BR
dc.titleAnálise do rendimento em sistemas de transmissão sem fio para aplicação em veículos elétricospt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the performance in wireless transmission systems for application in electric vehiclespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Darizon Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0010205194816384pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Hélder de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1659484189549890pt_BR
dc.contributor.referee2Moura, Fabrício Augusto Matheus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8081704801120219pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5614496666793578pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho consiste em analisar o comportamento de um sistema de transferência de potência sem fios para aplicações em veículos elétricos, utilizando o princípio do acoplamento magnético. E, para alcança-lo, foi necessário construir um circuito inversor para que a bobina emissora opere em ressonância magnética com a bobina receptora. Foi elaborado uma rotina computacional para calcular o rendimento de um circuito ressonante, a partir dos parâmetros físicos e elétricos das bobinas. O protótipo consiste em energizar uma bobina plana primária e realizar a transferência indutiva para a bobina secundária, podendo ser de mesmo tamanho ou não. Resultados experimentais foram coletados, tais como, curvas de rendimento em função da distância, transferência através de barreiras metálicas e não metálicas, rendimentos em função do desalinhamento entre bobinas, carga em bateria automotiva, distâncias máximas de transferência; dentre outros. Um sistema desse tipo pode trazer muitos benefícios para aplicação no carregamento de baterias em veículos elétricos de forma prática, segura e com rendimentos satisfatórios quando realizado a transferência indutiva sem fios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration107pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.988pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica

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