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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25349
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Mendonça, Fabrício Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-05T13:01:22Z | - |
dc.date.available | 2019-06-05T13:01:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-17 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Fabrício Ferreira. Análise do rendimento e sistemas de transmissão sem fio para aplicação em veículos elétricos. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.988 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25349 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the behavior of a wireless power transfer system for applications in electric vehicles, using the principle of magnetic coupling. And in order to reach it, it was necessary to construct an inverter circuit so that the sending coil operates in magnetic resonance with the receiving coil. A computational routine was developed to calculate the efficiency of a resonant circuit, based on the physical and electrical parameters of the coils. The prototype consists of energizing a primary flat coil and performing the inductive transfer to the secondary coil, which may be the same size or not. Experimental results were collected, such as yield curves as a function of distance, transfer through metallic and non-metallic barriers, yields due to misalignment between coils, automotive battery charge, maximum transfer distances; and others. Such a system can bring many benefits for application in battery charging in electric vehicles in a practical way and with satisfactory yields when conducting wireless inductive transfer. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transferência de potência sem fio | pt_BR |
dc.subject | Wireless power transfer | pt_BR |
dc.subject | Acoplamento magnético | pt_BR |
dc.subject | Magnetic coupling | pt_BR |
dc.subject | Rendimento | pt_BR |
dc.subject | Yield | pt_BR |
dc.subject | Bobinas | pt_BR |
dc.subject | Coils | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Electric vehicles | pt_BR |
dc.subject | Engenharia eletrica | pt_BR |
dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Potência transferência | pt_BR |
dc.subject | Acoplamentos magnéticos | pt_BR |
dc.title | Análise do rendimento em sistemas de transmissão sem fio para aplicação em veículos elétricos | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the performance in wireless transmission systems for application in electric vehicles | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Andrade, Darizon Alves de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0010205194816384 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paula, Hélder de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1659484189549890 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moura, Fabrício Augusto Matheus | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8081704801120219 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5614496666793578 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho consiste em analisar o comportamento de um sistema de transferência de potência sem fios para aplicações em veículos elétricos, utilizando o princípio do acoplamento magnético. E, para alcança-lo, foi necessário construir um circuito inversor para que a bobina emissora opere em ressonância magnética com a bobina receptora. Foi elaborado uma rotina computacional para calcular o rendimento de um circuito ressonante, a partir dos parâmetros físicos e elétricos das bobinas. O protótipo consiste em energizar uma bobina plana primária e realizar a transferência indutiva para a bobina secundária, podendo ser de mesmo tamanho ou não. Resultados experimentais foram coletados, tais como, curvas de rendimento em função da distância, transferência através de barreiras metálicas e não metálicas, rendimentos em função do desalinhamento entre bobinas, carga em bateria automotiva, distâncias máximas de transferência; dentre outros. Um sistema desse tipo pode trazer muitos benefícios para aplicação no carregamento de baterias em veículos elétricos de forma prática, segura e com rendimentos satisfatórios quando realizado a transferência indutiva sem fios. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 107 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.988 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
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