Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25346
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | O universo fantástico: uma experimentação para o letramento literário |
Título(s) alternativo(s): | The fantastic universe: an experimentation for the literary letter |
Autor(es): | Costa, Cristiane Moreira da |
Primeiro orientador: | Gama-Khalil, Marisa Martins |
Primeiro membro da banca: | Biella, João Carlos |
Segundo membro da banca: | Melo, Carlos Augusto de |
Terceiro membro da banca: | Coenga, Rosemar Eurico |
Quarto membro da banca: | Iguma, Andreia de Oliveira Alencar |
Resumo: | O ensino da Literatura na escola nos leva a uma grande reflexão acerca da formação de leitores com domínio da linguagem plurissignificativa. Diante da necessidade de recuperar a importância da literatura no contexto escolar, uma vez que os métodos tradicionais geralmente não atingem o objetivo de formar leitores, buscamos uma proposta de ensino que pudesse ampliar o olhar literário do aluno-leitor do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública por intermédio de uma perspectiva que consideramos ser de grande interesse dos alunos dessa faixa etária: a literatura fantástica. Em vista disso, por meio de uma abordagem teórico-metodológica baseada na sequência básica do letramento literário sugerida por Rildo Cosson (2012) e na leitura crítica de Kügler (FANTINATI, 2012), propusemos oficinas que direcionaram a leitura e a escrita para o tema apresentado na obra Histórias para não dormir: dez contos de terror (GUEDES, 2009), que reúne consagrados autores clássicos e contemporâneos, da literatura brasileira e mundial. A finalidade da proposta foi que, com a leitura desses contos literários, os alunos-leitores, ao dialogarem com a literatura, pudessem refletir sobre a sua identidade e criar sua própria história fantástica, bem como interpretar, por meio de uma animação, a história lida. A proposta de pesquisa consistiu em realizar um estudo bibliográfico sobre o letramento literário, a escolarização da literatura e o fantástico no universo literário. A partir das contribuições dos aparatos teóricos, analisamos a importância dos elementos da literatura fantástica para o letramento literário e para o desenvolvimento da escrita criativa, destarte, por meio de anotações sobre a participação dos aprendizes, registramos a evolução do saber literário de cada um em portfólio, como previsto na sequência básica de Cosson (2012). Após a aplicação do projeto em sala de aula, analisamos a pertinência das atividades desenvolvidas e chegamos à conclusão da viabilidade da proposta. |
Abstract: | Teaching Literature in school allows us to a full consideration of readers training mastering the multiple meaning language. Considering the need to rescue the importance of literature in school context, because the traditional methods usually do not meet the objective of training readers, we seek a teaching method that may broaden the literary view of the student readers of the 8th year of elementary school of a public school taking a perspective which we consider of great interest for those students: the fantastic literature. Thus, by means of a theoretical and methodological approach based on the basic sequence of literary literacy by Rildo Cosson (2012) and on the critical reading by Kügler (FANTINATI, 2012), we propose workshops that guide both reading and writing towards the theme in Histórias para não dormir: dez contos de terror (GUEDES, 2009), a book that comprises famous classical and contemporary writers of both Brazilian and world literature. Based on those literary tales, the proposal aim is that the student readers may think about their identity and create their own fantastic stories by dialoging with literature, and may perform them using animation as well. The research consists of a bibliographic study on literature and fantasy in literary universe. Based on the contributions of the theoretical apparatus, we propose a comparison between the way students see the fantastic elements that surround them, before and after the activities in the workshops. Using the notes about student’s engagement, we intend to compare and record in a portfolio the personal literary knowledge development, according to Cosson’s basic sequence (2012). After undertaken the project in classroom, we analyze the suitability of the activities and confirm the viability of the proposal. |
Palavras-chave: | Literatura Letramento literário Fantástico Linguística Literatura - Estudo e ensino Leitores - Formação e desenvolvimento Literatura fantástica Literature Literary literacy Fantastic tales |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional) |
Referência: | COSTA, Cristiane Moreira da. O universo fantástico: uma experimentação para o letramento literário. 2019. 221 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.632. |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.632 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25346 |
Data de defesa: | 27-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
UniversoFantasticoExperimentaçao.pdf | 22.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.