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dc.creatorMehret, Marize Aparecida Amaral-
dc.date.accessioned2019-06-04T12:56:44Z-
dc.date.available2019-06-04T12:56:44Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationMEHRET, Marize Aparecida Amaral. Competência comunicativa, variação estilística e canção: proposta didática para o ensino fundamental II. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.653pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25337-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research directed to a didactic proposal in the teaching of, native language, with the purpose of studying, how to present the stylistic variation, from the highest to the lowest degree of stylistic monitoring, through a discursive/textual genre, the genre song. The objective is to increase students'communicative competence, starting from their linguistic knowledge and the actual uses of the language, with a view to producing a didactic material that can be a support for the Portuguese teacher, for the study of stylistic variation. The specific objectives of this study are: A) to investigate the students' musical preferences and how the PCN orientes the insertion of the song into language teaching; B) apply a didactic proposal in a 9th grade class as a goal to observe the use of language in the song genre; C) to lead students to recognize, in a more specific way, the degrees of stylistic monitoring; D) show the students the differences of registration in the use: how they present the formal and the informal; E) investigate with the students the song genre, observe the records found in it and how they are employed. To reach the proposed objectives, the research is based on studies and official documents on the teaching of the Portuguese language in Brazil; of the vast repertoire of sociolinguistic studies and Educational Sociolinguistics, starting from Bortoni-Ricardo (2004); of studies on discursive/ textual genres, more specifically in Bakhtin (1997, 2003) and Marcuschi (2002, 2003, 2008); on the characteristics, the specifics and the official recommendations of the use genre song in the classroom. The methodology adopted for conducting the research is qualitative and the procedure is action research. The results of the analysis of this proposal, applied in a 9th grade class of a public school in the administrative district of Santa Maria, Federal District, demonstrate that, through a teaching that allows the reception with empathy of the knowledge inherent to the speakers, that demystify the unfounded belief of "right" and "wrong", recognizing and respecting linguistic diversity in the classroom, it is possible to transform pedagogical practice and to promote learning in Portuguese language teaching. Key-works: Communicative competence, Portuguese language teaching; didactic proposal; stylistic variation; genre song.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectProposta didáticapt_BR
dc.subjectVariação estilísticapt_BR
dc.subjectGênero cançãopt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa variaçãopt_BR
dc.subjectCommunicative competencept_BR
dc.subjectPortuguese language teachingpt_BR
dc.subjectDidactic proposalpt_BR
dc.subjectStylistic variationpt_BR
dc.subjectGenre songpt_BR
dc.titleCompetência comunicativa, variação estilística e canção: proposta didática para o ensino fundamental IIpt_BR
dc.title.alternativeCommunicative competence, stylistic variation and song: didactic proposal for fundamental education IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Marlúcia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2147557798530287pt_BR
dc.contributor.referee2Marine, Talita de Cássia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1206893628421376pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, Camila Tavares-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1972776363494170pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053964820281388pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de uma pesquisa direcionada a uma proposta didática no ensino de língua materna, com o propósito de estudar como se apresenta a variação estilística, do maior ao menor grau de monitoração estilística, por meio de um gênero discursivo/textual, o gênero canção. O objetivo é a ampliação da competência comunicativa dos estudantes, tendo como ponto partida seu conhecimento linguístico e os usos efetivos da língua, com vistas à produção de um material didático que possa servir de suporte ao docente de Língua Portuguesa para o estudo da variação estilística. Os objetivos específicos deste estudo são: A) investigar as preferências musicais dos alunos e como é orientada nos PCN a inserção da canção no ensino de língua; B) aplicar numa turma de 9º ano uma proposta didática como meta para observar o uso da língua no gênero canção; C) levar os alunos a reconhecer de modo mais específico, os graus de monitoração estilística; D) mostrar aos alunos as diferenças de registro no uso: como se apresentam o formal e o informal; E) investigar com os alunos o gênero canção, observar os registros nele encontrados e como são empregados. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa baseia-se em estudos e documentos oficiais sobre o ensino da língua portuguesa no Brasil; do vasto repertório dos estudos sociolinguísticos e da Sociolinguística Educacional, a partir de Bortoni-Ricardo (2004); dos estudos sobre gêneros discursivos/textuais, mais especificamente em Bakhtin (1997, 2003) e Marcuschi (2002, 2003, 2008); sobre as características, as especificidades e as recomendações oficiais do uso gênero canção em sala de aula. A metodologia adotada para a realização da pesquisa é a qualitativa e o procedimento é a pesquisa-ação. Os resultados da análise desta proposta, aplicada em uma turma de 9º ano de uma escola pública na região administrativa de Santa Maria, Distrito Federal, demonstram que, por meio de um ensino que permita o acolhimento com empatia dos saberes inerentes aos falantes, que desmistifique a crença infundada do “certo” e “errado”, reconhecendo e respeitando a diversidade linguística em sala de aula, é possível a transformação da prática pedagógica e a promoção das aprendizagens no ensino de língua portuguesa. Palavras-chave: Competência comunicativa, ensino de língua portuguesa; proposta didática; variação estilística; gênero canção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration183pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.653pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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