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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Práticas de lazer de professores da educação básica de Uberlândia
Autor(es): Santana, Alex Rosa de
Primeiro orientador: Ribeiro, Gabriela Machado
Primeiro membro da banca: Tavares, Giselle Helena
Segundo membro da banca: Alves, Marcus Vinícius Patente
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar as práticas de lazer de professores da Educação Básica de diferentes redes de ensino em Uberlândia. Para tanto, foi realizado uma coleta de dados através da aplicação de um questionário a 40 professores de duas intuições de ensino (pública e privada) selecionadas aleatoriamente. As informações dos questionários foram transferidas para o software Excel sendo utilizadas para análise descritiva dos mesmos. Conclui-se que o lazer dos professores respondentes é afetado por dois fatores principais; a dupla jornada de trabalho, que apesar das mudanças históricas e culturais tanto o trabalho docente quanto os afazeres domésticos continuam predominantemente femininos, e o outro fator é conhecido como precarização do trabalho docente, em que a carga horária de trabalho na escola não é suficiente para a realização das demandas, logo muito trabalho é realizado em casa, dificultando que o docente possua condições favoráveis para a prática do lazer.
Abstract: This study aimed to investigate the leisure practices of Basic Education teachers from different education networks in Uberlândia. To do so, a data collection was performed through the application of a questionnaire to 40 teachers of two intuitions of teaching (public and private) randomly selected. The information of the questionnaires were transferred to the Excel software being used for descriptive analysis of the same ones. It is concluded that the leisure of the responding teachers is affected by two main factors; the double work day, which despite the historical and cultural changes both the teaching work and the housework remain predominantly feminine, and the other factor is known as the precariousness of the teaching work, in which the working hours in the school is not sufficient for the realization of the demands, soon much work is done at home, making it difficult for the teacher to have favorable conditions for the practice of leisure.
Palavras-chave: Práticas de Lazer
Professores
Barreiras do lazer
Leisure practices
Teachers
Leisure barriers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SANTANA, Alex Rosa de. Práticas de lazer de professores da educação básica de uberlândia. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25270
Data de defesa: 21-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

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