Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Alex Rosa de-
dc.date.accessioned2019-05-28T16:31:12Z-
dc.date.available2019-05-28T16:31:12Z-
dc.date.issued2019-05-21-
dc.identifier.citationSANTANA, Alex Rosa de. Práticas de lazer de professores da educação básica de uberlândia. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25270-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the leisure practices of Basic Education teachers from different education networks in Uberlândia. To do so, a data collection was performed through the application of a questionnaire to 40 teachers of two intuitions of teaching (public and private) randomly selected. The information of the questionnaires were transferred to the Excel software being used for descriptive analysis of the same ones. It is concluded that the leisure of the responding teachers is affected by two main factors; the double work day, which despite the historical and cultural changes both the teaching work and the housework remain predominantly feminine, and the other factor is known as the precariousness of the teaching work, in which the working hours in the school is not sufficient for the realization of the demands, soon much work is done at home, making it difficult for the teacher to have favorable conditions for the practice of leisure.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas de Lazerpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectBarreiras do lazerpt_BR
dc.subjectLeisure practicespt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectLeisure barrierspt_BR
dc.titlePráticas de lazer de professores da educação básica de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Giselle Helena-
dc.contributor.referee2Alves, Marcus Vinícius Patente-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo investigar as práticas de lazer de professores da Educação Básica de diferentes redes de ensino em Uberlândia. Para tanto, foi realizado uma coleta de dados através da aplicação de um questionário a 40 professores de duas intuições de ensino (pública e privada) selecionadas aleatoriamente. As informações dos questionários foram transferidas para o software Excel sendo utilizadas para análise descritiva dos mesmos. Conclui-se que o lazer dos professores respondentes é afetado por dois fatores principais; a dupla jornada de trabalho, que apesar das mudanças históricas e culturais tanto o trabalho docente quanto os afazeres domésticos continuam predominantemente femininos, e o outro fator é conhecido como precarização do trabalho docente, em que a carga horária de trabalho na escola não é suficiente para a realização das demandas, logo muito trabalho é realizado em casa, dificultando que o docente possua condições favoráveis para a prática do lazer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PráticasLazerProfessores.pdf872.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.