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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo dos métodos e ferramentas aplicados na gestão da qualidade da construção civil
Título(s) alternativo(s): Study of the methods and tools applied in civil construction quality management
Autor(es): Rodovalho, Daniel dos Santos
Primeiro orientador: Souza Junior, Dogmar Antonio de
Resumo: O setor da construção civil caracteriza-se cada vez mais pelo uso de novas tecnologias, métodos e ferramentas com a finalidade de se obter uma maior qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas do setor, possibilitando-as à competirem neste mercado. Frente a isso, tais empresas têm buscado meios de garantirem esta qualidade, sobretudo com a utilização dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ's), que podem ser definidos como um conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos de uma organização para estabelecer políticas, objetivos e processos, relacionados à qualidade, para que estes objetivos sejam alcançados. Nesta perspectiva, realizou-se um levantamento bibliográfico dos métodos e ferramentas de controle da qualidade, como o ciclo PDCA, método 5W2H, modelo Seis Sigma e diagrama de Ishikawa, assim como a revisão bibliográfica dos SGQ's, como a série de normas ISO 9000 e do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H (este direcionado especificamente ao setor da construção civil), que são os mais implantados pelas empresas do setor em busca de uma certificação de qualidade. O objetivo deste trabalho é estudar e analisar as normas e os sistemas de Gestão da Qualidade, além dos métodos e ferramentas técnicas de controle da qualidade que podem ser aplicados na construção civil, bem como apresentar uma análise das dificuldades e dos benefícios gerados a partir da aplicação destes conceitos em empresas construtoras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo com nove empresas construtoras da cidade Uberlândia-MG, por meio de um questionário semi-estruturado em conformidade com a revisão bibliográfica, a fim de caracterizar estas empresas e os SGQ's implantados em suas estruturas organizacionais. Dentre as dificuldades apontadas destacam-se a resistência por parte dos funcionários a se adaptarem à padronização dos processos, assim como a alta rotatividade e pouca qualificação da mão de obra. Já os principais benefícios gerados são a satisfação dos clientes e a diminuição do retrabalho das atividades executadas.
Abstract: The civil construction sector is increasingly characterized by the use of new technologies, methods and tools in order to obtain a better quality of products and services offered by companies in the sector, enabling them to compete in the market. As such, these companies have sought safety means, this is an application of Quality Management Systems (QMS), which can be defined as a set of interrelated or interactive elements of an organization to separate policies, objectives and processes, related to quality, for these goals and achievements. In this perspective, a bibliographic survey of quality control methods and tools, such as the PDCA cycle, 5W2H method, Six Sigma model and Ishikawa diagram, was carried out as a bibliographic review of the QMS, such as a series of ISO 9000 standards and the Brazilian Habitat Quality and Productivity Program - PBQP-H (this one specifically directed to the construction sector), which are more implanted by companies in the sector in search of a quality certificate. The objective of this work is to study and analyze how norms and quality management systems, besides the technical methods and tools of quality control that can be applied in the civil construction, as well as to present an analysis of the difficulties and the benefits generated from the application construction companies. To do so, a field survey was carried out with nine construction companies from the city of Uberlândia-MG, using a semi-structured questionnaire in accordance with a bibliographic review, in order to characterize these companies and the QMS implants in their organizational structures. Among the difficulties pointed out are a resistance by the employees, and adapt to the standardization of processes, as well as a high turnover and poor qualification of the workforce. Already major benefits generated are customer satisfaction and a reduction of the rework of activities performed.
Palavras-chave: Construção Civil
Gestão da Qualidade
Sistema de Gestão da Qualidade
ISO 9001
PBQP-H
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA::ANALISE DE DADOS
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::PROCESSOS CONSTRUTIVOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: RODOVALHO, Daniel dos Santos. Estudo dos métodos e ferramentas aplicados na gestão da qualidade da construção civil, 2017, 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25219
Data de defesa: 12-Dez-2017
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