Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Larissa Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-20T23:13:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-20T23:13:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Larissa Almeida. Metodologias de ensino utilizadas por professores de Geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25186 | - |
dc.description.abstract | This is a descriptive qualitative research that considers as subject the importance of the Methodology for the education of Geography in Basic and Average Ensino. With the transformations that occur in the world contemporary, she is necessary to think on the quality of education about the schools. For the understanding of the ways that take the quality of this education, initially the bibliographical revision of the theoretical conceptions was carried through that approach the methodologies and the use of the didactic resources for the education of Geography. At as the moment, the reports of Period of training Supervised carried through between 2016 and 2017 had been analyzed, in an urban State School of Uberlândia-MG, what it served for one better knowledge of the practical one of the professors of Geography. To all, four professors had been observed who acted in classrooms of the matutino period. One concluded that the professor is the mediator of the process of education and learning, exactly that they appear difficulties, it always needs to search methodologies that serve to intervine in practical the pedagogical one, in order to involve the pupil in the education of Geography. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Relatórios de estágio | pt_BR |
dc.title | Metodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Methodologies of teaching used by teachers of geography at a school in the municipality of Uberlândia-MG | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sampaio, Adriany de Ávila Melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7548418133047955 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pena, Fernanda Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2471223402361298 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8227979773921564 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2689595348881329 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta é uma pesquisa qualitativa descritiva que propõe como tema a importância da Metodologia para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Com as transformações que ocorrem no mundo contemporâneo, é preciso pensar sobre a qualidade do ensino nas escolas. Para a compreensão dos caminhos que levam a qualidade desse ensino, inicialmente foi realizada a revisão bibliográfica das concepções teóricas que abordam as metodologias e a utilização dos recursos didáticos para o ensino de Geografia. No segundo momento, foram analisados os relatórios de Estágio Supervisionado realizados entre 2016 e 2017, em uma Escola Estadual urbana de Uberlândia-MG, o que serviu para um melhor conhecimento da prática dos professores de Geografia. Ao todo, foram observados quatro professores que atuavam em salas de aula do período matutino. Concluiu-se que o professor é o mediador do processo de ensino e aprendizagem, mesmo que apareçam dificuldades, ele precisa sempre buscar metodologias que sirvam para intervir na prática pedagógica, a fim de envolver o aluno no ensino de Geografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 37 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Geografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MetodologiasEnsinoUtilizadas.pdf | 661.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.