Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Larissa Almeida-
dc.date.accessioned2019-05-20T23:13:27Z-
dc.date.available2019-05-20T23:13:27Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Almeida. Metodologias de ensino utilizadas por professores de Geografia em uma escola do município de Uberlândia-MG. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25186-
dc.description.abstractThis is a descriptive qualitative research that considers as subject the importance of the Methodology for the education of Geography in Basic and Average Ensino. With the transformations that occur in the world contemporary, she is necessary to think on the quality of education about the schools. For the understanding of the ways that take the quality of this education, initially the bibliographical revision of the theoretical conceptions was carried through that approach the methodologies and the use of the didactic resources for the education of Geography. At as the moment, the reports of Period of training Supervised carried through between 2016 and 2017 had been analyzed, in an urban State School of Uberlândia-MG, what it served for one better knowledge of the practical one of the professors of Geography. To all, four professors had been observed who acted in classrooms of the matutino period. One concluded that the professor is the mediator of the process of education and learning, exactly that they appear difficulties, it always needs to search methodologies that serve to intervine in practical the pedagogical one, in order to involve the pupil in the education of Geography.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem;pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectRelatórios de estágiopt_BR
dc.titleMetodologias de ensino utilizadas por professores de geografia em uma escola do município de Uberlândia-MGpt_BR
dc.title.alternativeMethodologies of teaching used by teachers of geography at a school in the municipality of Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sampaio, Adriany de Ávila Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548418133047955pt_BR
dc.contributor.referee1Pena, Fernanda Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2471223402361298pt_BR
dc.contributor.referee2De La Fuente, Adriano Rodrigues de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8227979773921564pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2689595348881329pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa qualitativa descritiva que propõe como tema a importância da Metodologia para o ensino de Geografia no Ensino Fundamental e Médio. Com as transformações que ocorrem no mundo contemporâneo, é preciso pensar sobre a qualidade do ensino nas escolas. Para a compreensão dos caminhos que levam a qualidade desse ensino, inicialmente foi realizada a revisão bibliográfica das concepções teóricas que abordam as metodologias e a utilização dos recursos didáticos para o ensino de Geografia. No segundo momento, foram analisados os relatórios de Estágio Supervisionado realizados entre 2016 e 2017, em uma Escola Estadual urbana de Uberlândia-MG, o que serviu para um melhor conhecimento da prática dos professores de Geografia. Ao todo, foram observados quatro professores que atuavam em salas de aula do período matutino. Concluiu-se que o professor é o mediador do processo de ensino e aprendizagem, mesmo que apareçam dificuldades, ele precisa sempre buscar metodologias que sirvam para intervir na prática pedagógica, a fim de envolver o aluno no ensino de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MetodologiasEnsinoUtilizadas.pdf661.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.