Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25166
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2021-04-25
Título: A influência da prática de exercício físico na qualidade do sono de gestantes.
Título(s) alternativo(s): The influence of physical exercise on sleep quality of pregnant women.
Autor(es): Guimarães, Marianna Moraes
Primeiro orientador: Bertoni, Sônia
Primeiro coorientador: Cury, Daniel Gonçalves
Primeiro membro da banca: Cury, Daniel Gonçalves
Segundo membro da banca: Vidal, Maria Helena Candelori
Resumo: Resumo: Na gestação, a diminuição ou privação do sono podem causar diversas alterações funcionais no organismo da mulher. Além disso, as mudanças corporais decorrentes da gravidez estão associadas a diversos distúrbios do sono e, consequentemente, a uma má qualidade de sono. Algumas ações podem ser realizadas, na tentativa de melhorar a qualidade do sono, dentre as quais se destacam os exercícios físicos. Objetivo geral: compreender de que forma a prática regular de exercícios físicos durante o período gestacional pode afetar a qualidade do sono em gestantes. Objetivos específicos: verificar como as alterações no corpo da mulher, durante a gravidez, podem interferir na qualidade do sono; identificar a influência da prática regular de exercícios físicos na qualidade do sono das gestantes; correlacionar os dados coletados com a literatura científica, fazendo uma análise dos mesmos. Metodologia: Aplicou-se o questionário intitulado Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI-BR), para avaliar a qualidade do sono em gestantes. Participaram e responderam ao questionário 11 (onze) gestantes com idades entre 23 e 35 anos, participantes de um grupo de exercícios físicos que mescla pilates e exercício funcional, utilizando o peso corporal, para realizar exercícios que se assemelham aos movimentos realizados no cotidiano. Resultados: Os resultados obtidos por esse estudo verificaram que 14% da amostra possuíam qualidade de sono ruim e 86% apresentaram algum tipo de distúrbio de sono. Conclusão: para o escore final obtido nesta pesquisa, concluímos que o somatório final é insatisfatório para uma boa qualidade de sono, o que sugere que os exercícios físicos praticados por esse grupo não foram eficazes no sentido de proporcionar efetiva qualidade do sono, segundo o instrumento utilizado.
Palavras-chave: Sono
Estação
Exercício
PSQI-BR
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: GUIMARÃES, Marianna Moraes. A influência da prática de exercício físico na qualidade do sono de gestantes. 2019. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25166
Data de defesa: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluênciaPráticaExercício.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.