Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25157
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A Terra e o arquétipo feminino: o lugar do paraíso em Antes de nascer o mundo, de Mia Couto
Título(s) alternativo(s): Promised Land and the feminine arquetype in Mia Couto’s book Antes de nascer o mundo
Autor(es): Paiva, Juliana Vittorazze Schroden de
Primeiro orientador: Souza, Enivalda Nunes Freitas e
Primeiro membro da banca: Regino, Sueli Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Soares, Leonardo Francisco
Terceiro membro da banca: Sylvestre, Fernanda Aquino
Quarto membro da banca: Silva, Márcia Rios da
Resumo: Este estudo analisa a presença do mito da Terra Prometida e do arquétipo feminino na obra Antes de nascer o mundo, de Mia Couto, sob a perspectiva dos estudos da crítica do Imaginário. A partir de trabalhos teóricos como os de Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Mircea Eliade e Joseph Campbell, examinam-se os elementos simbólicos da relação do homem com a Terra, com a mulher e com a sociedade, na composição do mito do herói e do paraíso. De igual modo, é investigado, na presente narrativa, em que sentido o tema dos conflitos armados em Moçambique influencia a escrita mítica do autor ao tratar de assuntos como o exílio e o esquecimento. Articulam-se, ainda, nesta abordagem, as relações dialéticas entre os regimes elencados por Gilbert Durand, como o diurno e o noturno, e suas representações do feminino e do masculino, da terra e da água, e em que medida estes elementos simbolizam as rupturas e as convergências, os dramas e as reconciliações entre os indivíduos.
Abstract: This study analyses the presence of the myth of Promised Land and the feminine arquetype in Mia Couto’s book Antes de nascer o mundo from the perspective of Imaginary studies. Based on theoretical studies such as those of Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Mircea Eliade and Joseph Campbell, we examine the symbolic elements of the man’s relation with the Earth, women and the society in the composition of the myth of the hero and the paradise. Similarly, we investigate in Couto’s book how the armed conflict in Moçambique impacts on the writer’s mythic writing on exile and forgetfulness/oblivion. We also include in this approach the dialectic relations between the regimes listed by Gilber Durand, such as diurnal and nocturnal, and its representation of the feminine, the masculine, the earth and the water, and to what extend these elements symbolize the ruptures and convergences, dramas and reconciliation of individuals.
Palavras-chave: Estudos literários
Literatura
Representação e cultura
Literatura moçambicana
Mia Couto
História e crítica
Terra Prometida
Crítica e Interpretação
Imaginário
Literary Studies
Representation and culture
Promised Land
Imaginary
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: PAIVA, Juliana Vittorazze Schroden de. A Terra e o arquétipo feminino: o lugar do Paraíso em Antes de nascer o mundo, de Mia Couto. 2019. 145 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.622
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.622
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25157
Data de defesa: 15-Fev-2019
Aparece nas coleções:TESE - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TerraArquetipoFeminino.pdfTese de Doutorado em Estudos Literários2.17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.