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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25151
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.creator | Osorio, Felipe Lehnenn | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T14:24:31Z | - |
dc.date.available | 2019-05-14T14:24:31Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-20 | - |
dc.identifier.citation | OSORIO, Felipe Lehnenn. As redes logísticas de Minas Gerais: os sistemas de transportes como agentes transformadores do espaço no Triângulo Mineiro. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.667. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25151 | - |
dc.description.abstract | Through reconstruction of the occupation and formation of the region of the Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brazil – propose to put as that transport and logistics activity, were essential to the development of the region. Based on the cities of Araguari, Araxá, Uberaba, Uberlandia and Sacrament, if reconstitutes the regional training since the first expeditions bandeirante until the consolidation of Uberlândia as regional pole and a city that stands out within the National. With a thorough bibliography on the subject and visits to these cities, are reported to the social, economic and political events that boosted the development and the highlight of the Mining Triangle in front of the country. And this prominent status in much is linked to transport and logistics, which have appropriated the geographical location of the region, to make it an important national logistic node, serving the largest and main national markets. Currently the region concentrates various in modalities (road, rail and air), creating regional, national and international flows. Finally, an analysis of the quality of road infrastructure (which predominates in the region), as well as data on the flows on the main highways that cut the Triângulo Mineiro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Cidades | pt_BR |
dc.subject | Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.subject | Redes | pt_BR |
dc.subject | Transportation | pt_BR |
dc.subject | Cities | pt_BR |
dc.subject | Networks | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Triângulo Mineiro (MG) - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Transportes - Triângulo Mineiro (MG) | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.title | As redes logísticas de Minas Gerais: os sistemas de transportes como agentes transformadores do espaço no Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.title.alternative | The logistic networks of Minas Gerais: the transport systems as transforming agents of the space in the Triângulo Mineiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, William Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Soares, Beatriz Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Mesquita, Adailson Pinheiro | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8139308J8 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Através de reconstrução da ocupação e formação da Região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil – se propõem a colocar como que os transportes e a atividade logística, foram essenciais para o desenvolvimento da região. Tomando como base os municípios de Araguari, Araxá, Uberaba, Uberlândia e Sacramento, se reconstitui a formação regional, desde as primeiras expedições bandeirante até a consolidação de Uberlândia como polo regional, e uma cidade que se destaca dentro do âmbito nacional. Com uma profunda bibliografia acerca da temática e visitas a estes municípios, são relatados os acontecimentos sociais, econômicos e políticos que alavancaram o desenvolvimento e o destaque do Triâgulo Mineiro diante do país. E este status de destaque, em muito está ligado aos transportes e a logística, que se apropriaram da localização geográfica da região, para torna-la um importante nó logístico nacional, atendendo os maiores e principias mercados nacionais. Atualmente a região concentra várias indústrias, empresas e serviços, que se utilizam da infraestrutura e especialização local nestas atividades, para se estabelecerem suas sedes e filias. Com isto, os transportes movimentam a economia regional através dos variados modais (rodoviário, ferroviário e aéreo), criando fluxos regionais, nacionais e internacionais. Por fim, uma análise quanto a qualidade da infraestrutura rodoviária (que predomina na região), além de dados quanto aos fluxos nas principais rodovias que cortam o Triângulo Mineiro. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Geografia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 169 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.667 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | publicado no crossref antes da rotina xml | - |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Geografia |
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