Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25151
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOsorio, Felipe Lehnenn-
dc.date.accessioned2019-05-14T14:24:31Z-
dc.date.available2019-05-14T14:24:31Z-
dc.date.issued2019-03-20-
dc.identifier.citationOSORIO, Felipe Lehnenn. As redes logísticas de Minas Gerais: os sistemas de transportes como agentes transformadores do espaço no Triângulo Mineiro. 2019. 169 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.667.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25151-
dc.description.abstractThrough reconstruction of the occupation and formation of the region of the Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brazil – propose to put as that transport and logistics activity, were essential to the development of the region. Based on the cities of Araguari, Araxá, Uberaba, Uberlandia and Sacrament, if reconstitutes the regional training since the first expeditions bandeirante until the consolidation of Uberlândia as regional pole and a city that stands out within the National. With a thorough bibliography on the subject and visits to these cities, are reported to the social, economic and political events that boosted the development and the highlight of the Mining Triangle in front of the country. And this prominent status in much is linked to transport and logistics, which have appropriated the geographical location of the region, to make it an important national logistic node, serving the largest and main national markets. Currently the region concentrates various in modalities (road, rail and air), creating regional, national and international flows. Finally, an analysis of the quality of road infrastructure (which predominates in the region), as well as data on the flows on the main highways that cut the Triângulo Mineiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransportespt_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subjectTriângulo Mineiropt_BR
dc.subjectRedespt_BR
dc.subjectTransportationpt_BR
dc.subjectCitiespt_BR
dc.subjectNetworkspt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectTriângulo Mineiro (MG) - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectTransportes - Triângulo Mineiro (MG)pt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.titleAs redes logísticas de Minas Gerais: os sistemas de transportes como agentes transformadores do espaço no Triângulo Mineiropt_BR
dc.title.alternativeThe logistic networks of Minas Gerais: the transport systems as transforming agents of the space in the Triângulo Mineiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, William Rodrigues-
dc.contributor.referee1Soares, Beatriz Ribeiro-
dc.contributor.referee2Mesquita, Adailson Pinheiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8139308J8pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAtravés de reconstrução da ocupação e formação da Região do Triângulo Mineiro, Minas Gerais, Brasil – se propõem a colocar como que os transportes e a atividade logística, foram essenciais para o desenvolvimento da região. Tomando como base os municípios de Araguari, Araxá, Uberaba, Uberlândia e Sacramento, se reconstitui a formação regional, desde as primeiras expedições bandeirante até a consolidação de Uberlândia como polo regional, e uma cidade que se destaca dentro do âmbito nacional. Com uma profunda bibliografia acerca da temática e visitas a estes municípios, são relatados os acontecimentos sociais, econômicos e políticos que alavancaram o desenvolvimento e o destaque do Triâgulo Mineiro diante do país. E este status de destaque, em muito está ligado aos transportes e a logística, que se apropriaram da localização geográfica da região, para torna-la um importante nó logístico nacional, atendendo os maiores e principias mercados nacionais. Atualmente a região concentra várias indústrias, empresas e serviços, que se utilizam da infraestrutura e especialização local nestas atividades, para se estabelecerem suas sedes e filias. Com isto, os transportes movimentam a economia regional através dos variados modais (rodoviário, ferroviário e aéreo), criando fluxos regionais, nacionais e internacionais. Por fim, uma análise quanto a qualidade da infraestrutura rodoviária (que predomina na região), além de dados quanto aos fluxos nas principais rodovias que cortam o Triângulo Mineiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapt_BR
dc.sizeorduration169pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.667pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RedesLogisticasMinas.pdf4.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.