Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25111
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo das alterações sistêmicas e locais induzidas pela neuwiedase: uma metaloprotease isolada da peçonha de Bothrops pauloensis
Autor(es): Lopes, Daiana Silva
Primeiro orientador: Ávila, Veridiana de Melo Rodrigues
Primeiro membro da banca: Izidoro, Luiz Fernando Moreira
Segundo membro da banca: Baldo, Cristiani
Resumo: As peçonhas de serpentes da família Viperidae contém uma grande variedade de proteínas que podem causar diversas sequelas em suas vítimas. As metaloproteases constituem uma importante classe de proteínas da peçonha de serpente capazes de causar alterações sistêmicas e outros efeitos como, edema, necrose, hemorragia e inflamação, que caracterizam a lesão tecidual que ocorre após o envenenamento. Neste trabalho estudamos as alterações sistêmicas, o dano tecidual e a inflamação induzidas pela neuwidase, uma metaloprotease isolada da peçonha de Bothrops pauloensis. A neuwiedase foi capaz de diminuir os níveis plasmáticos de fibrinogênio e dedegradas in vitro as cadeias Aα e Bβ da molécula de fibrinogênio. Além disso, diminuiu os níveis de hemácias, % hematócrito e de plaquetas no sangue. A lesão tecidual induzida pela neuwiedase foi caracterizada pela formação de edema, pela liberação de creatina quinase e pela mionecrose. Estas alterações foram acompanhadas da indução de resposta inflamatória detectada pela presença de citocinas pró-inflamatórias, IL-1β, IL-6 e IL-8. Esses dados confirmam os distúrbios sistêmicos e locais induzidos por essa toxina.
Palavras-chave: Bothrops
Neuwiedase
Lesão tecidual
Inflamação
Alterações sistêmicas
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LOPES, Daiana Silva. Estudo das alterações sistêmicas e locais induzidas pela neuwiedase: uma metaloprotease isolada da peçonha de Bothrops pauloensis. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25111
Data de defesa: 18-Set-2006
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoAlteracoesSistemicas.pdf2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.