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dc.creatorCarvalho Neto, Paulo Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-05-09T18:55:19Z-
dc.date.available2019-05-09T18:55:19Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationCARVALHO NETO, Paulo Ferreira de. Corpo trajado: liberdade em Flávio de Carvalho. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.6pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25095-
dc.description.abstractThis research has an intention to understand and to analyze the importance of Flávio de Carvalho (1899, Barra Mansa, RJ - 1973, Valinhos, SP). His works "Dialética da Moda" and "Casa, homem, paisagem" The articles that he used to write in the newspaper O Diário de São Paulo. Analyzing the possible influences that the artist obtained in the artistic world and his artistic works about the body and the costume, especially "Experiência nº3". In the same year of publication of the articles the artist developed and tailored of a suit that the artist called it the "New look", and he uses it as a performance manifesto parading through the center of the capital of São Paulo. The artist's studies and the production of the costume were made as an intention to research human behavior in the psychosocial habitat, and to produce an anthropological study about how the human being dresses and expresses the concept of freedom.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectFávio de Carvalhopt_BR
dc.subjectTrajespt_BR
dc.subjectModa dialéticapt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectFreedompt_BR
dc.subjectCostumept_BR
dc.titleCorpo trajado: liberdade em Flávio de Carvalhopt_BR
dc.title.alternativeBody dressed: freedom in Flávio de Carvalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Dória, Renato Palumbo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278287013957726pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Marco Pasqualini de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236535095408406pt_BR
dc.contributor.referee2Laurentiz, Lu de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7362972303644174pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4219866829644184pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa procura compreender e analisar a importância de Flávio de Carvalho (1899, Barra Mansa, RJ - 1973, Valinhos, SP) a partir de suas considerações sobre a obra Dialética da Moda, de 1956, que se articula através dos textos do artista publicados, no mesmo ano, na coluna "Casa, homem, paisagem", no jornal O Diário de São Paulo. Percorrendo, para isso, suas possíveis influências na esfera artística de sua contemporaneidade e trabalhos realizados no conceito do corpo e do traje, em especial a "Experiência nº3", em que no mesmo ano de suas publicações no jornal consistiu no desenvolvimento de um traje que o artista denomina como "New look", e o usa como manifesto performático, percorrendo com ele o centro da capital paulista. Os estudos, a produção do traje e outras ações empreendidas pelo artista se revelam no intuito de desvendar como o homem se comporta na esfera psicossocial, ao realizar uma análise antropológica pela maneira que o homem se traja, expressando assim o conceito da liberdade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration103pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.6pt_BR
dc.crossref.doibatchidpublicado no crossref antes da rotina xml-
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