Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25056
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Causas e formas de depredação do patrimônio físico de uma escola pública de Uberlândia
Autor: Reis, Rodrigo Alves dos
Primer orientador: Paula, Cecilia Lomônaco de
Primer miembro de la banca: Reis, Nilson dos Santos
Segundo miembro de la banca: Oliveira, Renata do Carmo de
Resumen: O levantamento e a análise das causas da depredação pode constituir-se uma importante ferramenta para um trabalho dirigido de conscientização da comunidade escolar em prol da preservação do patrimônio comum. Nesta perspectiva, este trabalho investigou as formas de depredação do patrimônio físico na Escola Estadual Professor José Ignácio de Souza, em Uberlândia, MG, que recebe cerca de 1.627 alunos para cursar o ensino médio e fundamental. Também foi investigado, por meio de entrevistas feitas com os representantes da comunidade escolar, o que eles achavam da depredação da escola, as causas e possíveis soluções para este problema. A pesquisa ouviu 120 alunos, sendo 40 em cada turno, e seis professores, a coordenação pedagógica, os diretores de turno e o diretor escolar. Cerca de 60% dos alunos entrevistados disseram que a depredação é um fato comum na instituição. As formas de depredação mais frequentes, apontadas pelos entrevistados foram danos ao patrimônio físico e ao mobiliário. Observou-se que a grande maioria (92,4%) não gosta de ver a escola depredada. Os principais motivos indicados como causa da depredação foram citados aspectos sociais, culturais e psicológicos. Notou-se que os alunos, de modo geral, não percebem que o patrimônio público da escola também pertence a eles e que recursos públicos são gastos para a manutenção. Para resolver ou minimizar o problema do vandalismo escolar, as soluções e ações apontadas foram: trabalhos de conscientização feitos por psicólogos ou outros profissionais especializados, palestras e conversas para informar os alunos sobre a importância da preservação do patrimônio físico da escola e sua relação com a melhoria da qualidade de ensino. os dirigentes apontaram a falta de estrutura familiar e a sociedade coercitiva e excludente como as principais causas da depredação. Acreditamos que todos os profissionais envolvidos com a educação escolar, bem como os pais de aluno poderiam se envolver em um projeto coletivo em prol da preservação do patrimônio público da escola.
Palabras clave: Depredação
Ensino
Escola pública
Vandalismo
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: REIS, Rodrigo Alves dos. Causas e formas de depredação do patrimônio físico de uma escola pública de Uberlândia. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25056
Fecha de defensa: 12-jul-2005
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
CausasFormasDepredacao.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.