Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25034
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Estudo para Compartilhamento de Terminais entre um Sistema Tronco-Alimentador de Passageiros e a Logística Urbana de Cargas
Título(s) alternativo(s): A study of shared terminals between a trunk and feeding transit system and urban logistic
Autor(es): Vieira, Jardel Inácio Moreira
Primeiro orientador: Lazzarini, Camilla Miguel Carrara
Primeiro membro da banca: Cunha, André Luiz Barbosa Nunes da
Segundo membro da banca: Sorratini, José Aparecido
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a viabilidade de utilizar parte da capacidade do transporte coletivo de passageiros fora do seu horário de pico na logística urbana de cargas. A proposta de compartilhamento de recursos busca reduzir custos em ambos e melhorar a qualidade do transporte coletivo de passageiros, especificamente a superlotação em horários de pico. O sistema Bus Rapid Transit (BRT) na configuração Tronco-Alimentador para transporte de passageiros e a Logística Urbana de Cargas utilizando Terminais Periféricos de transbordo para Veículos Urbanos de Cargas (VUC) utilizam recursos físicos similares, especificamente Terminais periféricos próximos a vias expressas urbanas. O estudo utilizou dados de uma empresa transportadora que realiza cerca de 100 entregas diárias de cargas fracionadas para comércios na cidade de Uberlândia - MG. Foram aplicadas as ferramentas de Logística (Transportation Problem e Minimum Cost Flow) e Roteamento (Vehicle Routing) do sistema TransCAD sobre uma rede viária onde estão alocados os terminais periféricos do Sistema Integrado de Transporte (de passageiros) e os clientes atendidos pela empresa transportadora. A simulação computacional dimensionou a frota que consegue atender a demanda diária da transportadora trafegando durante uma janela de tempo equivalente ao entrepico do transporte de passageiros, analisando a viabilidade do compartilhamento dos terminais.
Abstract: The objective of this study is to analyze the feasibility of using part of the capacity of its vehicles outside their peak hours in urban logistics charges. The resource sharing proposal seeks to reduce costs and improve both the quality of its vehicles, specifically overcrowding at peak times. The Bus Rapid Transit (BRT) system in the trunk-feeder configuration for passenger and freight of Urban Logistics terminals using overflow Peripherals Loads of Urban Vehicles (VUC) use similar physical resources, specifically peripheral terminals near urban expressways. The study used data from a shipping company that carries out about 100 daily deliveries of fractional loads for trades in Uberlândia - MG. The Logistics tools were applied (Transportation Problem and Minimum Cost Flow) and routing (Vehicle Routing) of TransCAD system on a road network where they are stationed peripheral terminals of the Integrated Transport System (passengers) and the clients served by the carrier. The computer simulation scaled the fleet that can meet the daily demand of the carrier traveling during a time window equivalent to window time low demmand passenger transport.
Palavras-chave: Transporte Público
SIG-T
Terminais Logísticos
Geração de Cenários
Public Transportation
GIS-T
Logistic Terminal
Scenario Generation
Engenharia civil
Transporte urbano - Uberlândia (MG)
Transportes - Trânsito de passageiros
Transportes coletivos - Uberlândia (MG)
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil
Referência: VIEIRA, Jardel Inácio Moreira. Estudo para compartilhamento de terminais entre um sistema tronco-alimentador de passageiros e a logística urbana de cargas. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1196
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2018.1196
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25034
Data de defesa: 2-Abr-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoCompartilhamentoTerminais.pdfDissertação5.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.