Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25028
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Sínteses e caracterizações dos óxidos de grafeno funcionalizado com cisteamina e óxido de grafeno reduzido decorado com nanopartículas de ouro, com potencial aplicação em biossensores.
Alternate title (s): Synthesis and characterization of graphene oxides functionalized with cysteamine and reduced graphene oxide decorated with nanogold, with potential application in biosensors.
Author: Ribeiro, Barbara Costa de Saint Just Fontes
First Advisor: Madurro, Joao Marcos
First coorientator: Silva, Jussara Vieira da
Summary: O Grafeno é um material que tem sido extensivamente explorado devido as suas propriedades singulares e notáveis como, excelentes propriedades mecânicas, térmicas, ópticas, elétrica e boa biocompatibilidade. Devido a estas propriedades, o grafeno e seus derivados vem sendo aplicado em diversas áreas, como sensores químicos e biológicos. O presente trabalho estuda alguns nanomateriais derivados do grafeno, sendo o óxido grafeno funcionalizado com cisteamina e o óxido de grafeno reduzido e decorado com nanopartículas de ouro. Para a síntese do primeiro, utiliza-se de duas rotas sintéticas diferentes com o objetivo de analisar se o mecanismo utilizando 1-etil- 3-(3-dimetilaminopropil)-carbodiimida/N-hidroxissuccinimida (EDC/NHS) em relação a rota que utiliza cloreto de tionila poderia ser uma alternativa mais simples e menos poluente, gerando o mesmo material final. Para a síntese do óxido de grafeno reduzido e decorado com nanopartículas de ouro, utilizou-se basicamente a mesma rota sintética, com pequenas modificações, sempre visando otimizar a síntese do material de estudo. Para a caracterização utilizou-se a espectroscopia no infravermelho, microscopia de força atômica e técnica eletroquímica a partir de eletrodos de grafite modificados com os nanomateriais. Visando a aplicações dos materiais produzidos, um oligonucleotídeo específico para Neisseria meningitidis, agente etiológico da meningite, foi imobilizado sobre a superfície modificada e analisada por meio de voltametria de pulso diferencial, foi observado um aumento nos valores de corrente para os eletrodos de grafite modificados quando comparado aos eletrodos de grafite sem modificação.
Keywords: Nanomateriais
Nanopartículas de ouro
Eletrodos de grafite
Biossensores
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: RIBEIRO, Bárbara Costa de Saint Just Fontes. Sínteses e caracterizações dos óxidos de grafeno funcionalizado com cisteamina e óxido de grafeno reduzido decorado com nanopartículas de ouro, com potencial aplicação em biossensores.. 2017. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/25028
Date of defense: 13-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Química Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SíntesesCaracterizaçõesÓxidos.pdfTCC-PDF/A5.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons