Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24984
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Edmar Ferretti, professora: concepções e ações na orientação e formação de cantores
Autor(es): Rosa, Marina Tannús Valadão
Primeiro orientador: Costa, Maria Cristina Lemes de Souza
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral conhecer e entender as concepções de Edmar Ferretti na orientação e formação musical de cantores. Para isso optou-se pela pesquisa qualitativa buscando dar voz à professora e a algumas de suas atuais e ex-alunas, selecionadas para colaborarem com esta pesquisa. Para a coleta dos dados foram feitas entrevistas semiestruturadas e observações participantes. As observações foram feitas em ensaios do coral da UFU, que é dirigido e regido por Ferretti, em masterclasses de canto e palestra no Projeto La Ferretti. Os itens que nortearam toda a pesquisa, desde os estudos bibliográficos aos roteiros das entrevistas foram: a classificação vocal; a escolha de repertórios musicais de canto; o ensino e a aprendizagem de canto; e a performance artística. A pesquisa atinge seus objetivos e registra as concepções e ações de Ferretti acerca dos aspectos mencionados, referentes à orientação e formação de cantores. As considerações finais reúnem os dados mais significativos da pesquisa desvelados nas entrevistas e observações mostrando o pensamento de uma professora que, com muito cuidado e respeito, prima por zelar da saúde vocal de seus alunos, de conhecê-los e às suas vozes, sua cultura, seus interesses, a fim de desenvolver e tirar deles o melhor proveito com o maior conforto. Desvela uma professora que está sempre estudando, pesquisando. Uma professora que defende o rigor dos textos, sejam musicais ou poéticos, o estudo da dicção, das línguas estrangeiras que se vai cantar, o conhecimento e interpretação dos textos. Defende a dedicação ao estudo, e em especial, a tranquilidade na classificação de uma voz, sem a necessidade de “etiquetá-la” como sendo isso ou aquilo, mas de descobri-la, construí-la, por meio de vários caminhos, a seu tempo, cuidando do repertório e mantendo a integridade da saúde vocal.
Palavras-chave: Edmar Ferretti
Formação de cantores
Classificação vocal
Escolha de repertório
Cantor artista
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: ROSA, Marina Tannús Valadão. Edmar Ferretti, professora: concepções e ações na orientação e formação de cantores. 2017. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24984
Data de defesa: 1-Ago-2017
Aparece nas coleções:TCC - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdmarFerrettiProfessora.pdf3.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.