Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24984
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosa, Marina Tannús Valadão-
dc.date.accessioned2019-04-29T16:39:06Z-
dc.date.available2019-04-29T16:39:06Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.citationROSA, Marina Tannús Valadão. Edmar Ferretti, professora: concepções e ações na orientação e formação de cantores. 2017. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24984-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdmar Ferrettipt_BR
dc.subjectFormação de cantorespt_BR
dc.subjectClassificação vocalpt_BR
dc.subjectEscolha de repertóriopt_BR
dc.subjectCantor artistapt_BR
dc.titleEdmar Ferretti, professora: concepções e ações na orientação e formação de cantorespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Cristina Lemes de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728366266335376pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9697125593811956pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo geral conhecer e entender as concepções de Edmar Ferretti na orientação e formação musical de cantores. Para isso optou-se pela pesquisa qualitativa buscando dar voz à professora e a algumas de suas atuais e ex-alunas, selecionadas para colaborarem com esta pesquisa. Para a coleta dos dados foram feitas entrevistas semiestruturadas e observações participantes. As observações foram feitas em ensaios do coral da UFU, que é dirigido e regido por Ferretti, em masterclasses de canto e palestra no Projeto La Ferretti. Os itens que nortearam toda a pesquisa, desde os estudos bibliográficos aos roteiros das entrevistas foram: a classificação vocal; a escolha de repertórios musicais de canto; o ensino e a aprendizagem de canto; e a performance artística. A pesquisa atinge seus objetivos e registra as concepções e ações de Ferretti acerca dos aspectos mencionados, referentes à orientação e formação de cantores. As considerações finais reúnem os dados mais significativos da pesquisa desvelados nas entrevistas e observações mostrando o pensamento de uma professora que, com muito cuidado e respeito, prima por zelar da saúde vocal de seus alunos, de conhecê-los e às suas vozes, sua cultura, seus interesses, a fim de desenvolver e tirar deles o melhor proveito com o maior conforto. Desvela uma professora que está sempre estudando, pesquisando. Uma professora que defende o rigor dos textos, sejam musicais ou poéticos, o estudo da dicção, das línguas estrangeiras que se vai cantar, o conhecimento e interpretação dos textos. Defende a dedicação ao estudo, e em especial, a tranquilidade na classificação de uma voz, sem a necessidade de “etiquetá-la” como sendo isso ou aquilo, mas de descobri-la, construí-la, por meio de vários caminhos, a seu tempo, cuidando do repertório e mantendo a integridade da saúde vocal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMúsicapt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EdmarFerrettiProfessora.pdf3.15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.