Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24939
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A identidade do velho na cibercultura: análise cultural da experiência do grupo Os Mais Vividos de Uberlândia
Título(s) alternativo(s): The identity of the old man in the cyberculture: Cultural analysis of the experience of the group The Most Lively of the Uberlândia
Autor(es): Santos, Sílvia Beatriz dos
Primeiro orientador: Sousa, Gerson de
Primeiro membro da banca: Lucilene, Cury
Segundo membro da banca: Santos, Vanessa Matos dos
Resumo: Esta dissertação tem por finalidade avaliar como o sujeito velho, aqui compreendido como um grupo marginalizado da sociedade, é capaz de transpor suas experiências de vida no estabelecimento de um processo comunicativo com significado e promoção de conhecimento para sua vida e o relacionamento com o outro. A questão norteadora desta pesquisa é: pode-se afirmar que, na velhice, o sujeito está sendo capaz de relacionar e problematizar suas histórias de vida e sua identidade por meio do uso comunicativo da cibercultura? Para tanto, a metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa será a análise cultural, como método de investigação dos processos comunicativos, e com base na centralidade do sujeito nas práticas sociais. A partir desse método, busca-se realizar a análise da conjuntura cultural, social e política em que o velho se encontra inserido, ressaltando a importância de seus momentos vividos, suas experiências, suas escolhas e ações praticadas ao longo de sua vida. Na cibercultura, a dinâmica das relações sociais adquire um novo corpo que coloca o sujeito em conflito com a estrutura e diante de outras perspectivas. Por esse motivo, buscou-se refletir, ao longo do trabalho, se o velho consegue materializar seus conhecimentos, sua memória e sua identidade dentro desse novo espaço real e, ao mesmo tempo, virtual de características novas, desconhecidas e em constante transformação.
Abstract: This dissertation aims to evaluate how the old subject, here understood as a marginalized group of society, is able to transpose his life experiences in the establishment of a communicative process with meaning and promotion of knowledge for his life and the relationship with the other. The guiding question of this research is: could somebody affirm that, in a old age, the subject is being able to relate and problematize his life stories and his identity through the communicative use of cyberculture? Therefore, the methodology used in the development of the research will be the cultural analysis as a method of investigation of the communicative processes and based on the centrality of the subject in social practices. From this method, it has sought to carry out the analysis of the cultural, social and political conjuncture in which the old man is inserted, emphasizing the importance of his lived moments, his experiences, his choices and actions practiced throughout his life. In cyberculture, the dynamics of social relations acquires a new body that places the subject in conflict with the structure and before other perspectives. For this reason, sought to understand, throughout the work, if the old man can materialize his knowledge, his memory and his identity within this new real space and at the same time virtual, of new features, unknown and constant transformation.
Palavras-chave: Comunicação
Cibercultura
Estudos Culturais
Memóriva
Velhice
Cyberculture
Communication
Cultural studies
Memory
Old-age
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)
Referência: SANTOS, Sílvia Beatriz dos. A identidade do velho na cibercultura: análise cultural da experiência do grupo Os Mais Vividos de Uberlândia. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.955.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.955
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24939
Data de defesa: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentidadeVelhoCibercultura.pdf3.47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.