Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24936
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: O percurso da barbárie da Alemanha ao Brasil: Análise do autoritarismo atual à luz da Teoria Crítica.
Título (s) alternativo (s): The course of barbarism from Germany to Brazil: Analysis of today's authoritarianism in the light of Critical Theory.
Autor: Schoenmaker, Gabriel Gonçalves
Primer orientador: Silva, Rafael Cordeiro
Resumen: Este trabalho busca expor as ideias de Theodor Adorno e Max Horkheimer acerca da ascensão do nazismo na Alemanha, e relacionar algumas causas desse autoritarismo verificadas pelos autores com a situação do Brasil atual, demonstrando o percurso do pensamento deles, desde a crítica à dominação da natureza e à razão subjetiva, e seus efeitos na mente das massas, até os fatores psicológicos gerados pelo progresso que culminaram na reprodução da desgraça, e como seria possível efetuar uma mudança real na sociedade a partir de uma educação emancipatória para a realização de uma democracia eficaz.
Palabras clave: Autoritarismo
Authoritarianism
Barbárie
Barbarism
Democracia
Democracy
Dominação
Domination
Educação
Education
Emancipação
Emancipation
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Cita: SCHOENMAKER, Gabriel Gonçalves. O Percurso da Barbárie da Alemanha ao Brasil: Análise do Autoritarismo Atual à Luz da Teoria Crítica. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24936
Fecha de defensa: 6-dic-2018
Aparece en las colecciones:TCC - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PercursoBarbárieAlemanha.pdfTCC310.78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.