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Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Sustentabilidade, gerenciamento de resultados e decisões de investimento: um estudo no mercado de capitais brasileiro
Título(s) alternativo(s): Sustainability, earnings management and investment decisions: a study in the brazilian capital market
Autor(es): Quirós, Dannie Delanoy Carr
Primeiro orientador: Peixoto, Fernanda Maciel
Primeiro membro da banca: Silva, Pablo Rogers
Segundo membro da banca: Krauter , Elizabeth
Resumo: A literatura aponta que as empresas com melhores práticas de sustentabilidade corporativa superam as suas contrapartes em diversas características, tais como melhor desempenho, menor risco e maior transparência na divulgação de informações (Ameer & Othman, 2012; Eccles, Ioannou, & Serafeim, 2014; Kantabutra, 2011; M. Khan, Serafeim, & Yoon, 2015; Lameira, Ness, Quelhas, & Pereira, 2013; Weber, 2017). A divulgação de práticas sustentáveis pelas empresas ao redor do mundo tem sido associada com um maior nível de transparência, principalmente nos aspectos ambientais e sociais (Siew, 2015). Uma forma de medir esta transparência é por meio do gerenciamento de resultados (Martinez, 2008). O gerenciamento de resultados, segundo Schipper (1989) é uma intervenção proposital no processo de apresentação dos dados financeiros das firmas, com a intenção de obter algum ganho privado. Segundo a literatura, as empresas sustentáveis tendem a gerenciar menos os seus resultados (Kim, Park, & Wier, 2012). Considerando estes antecedentes, os objetivos deste estudo são: (a) estudar qual é a relação entre a sustentabilidade empresarial e o gerenciamento de resultados e (b) investigar os possíveis efeitos que a sustentabilidade e a transparência podem ter sobre a tomada de decisão dos investidores no momento em que alocam seus recursos em renda variável (ações). Para atingir o objetivo (a) foram desenvolvidos testes e regressões para empresas brasileiras de capital aberto no período de 2010 a 2017. Por sua vez, no caso do objetivo (b) foi desenvolvido um experimento por meio de uma pesquisa de opinião anônima aplicada a estudantes universitários com conhecimento e/ou experiência em finanças e/ou investimentos. Os resultados da pesquisa em relação ao objetivo (a) foram que não há uma relação entre sustentabilidade e gerenciamento de resultados. Porém foi achada uma relação significante entre gerenciamento de resultados e tamanho da firma. Em relação ao objetivo (b) se constatou que a sustentabilidade e a transparência não influenciam a tomada de decisão de investimento. Como principais limitações da pesquisa se destacam a desproporcionalidade de empresas sustentáveis no mercado de capitais brasileiro e a dificuldade de tratar os respondentes de forma homogênea no que tange aos fatores sócio demográficos. Para trabalhos futuros, se sugere relacionar outras variáveis ligadas a sustentabilidade empresarial como responsabilidade social corporativa ou impacto ambiental na análise das questões anteriormente comentadas.
Abstract: The literature points out that companies with better practices of corporate sustainability outperform their counterparts in several characteristics, such as better performance, lower risk, and greater transparency in the disclosure of information (Ameer & Othman, 2012; Eccles et al., 2014; Kantabutra, 2011; Khan, Serafeim, & Yoon, 2015; Lameira, Ness, Quelhas, & Pereira, 2013; Weber, 2017). The disclosure of sustainable practices by companies around the world has been associated with a greater level of transparency, especially in environmental and social aspects (Siew, 2015) and a way to measure this transparency is through the earnings management (Martinez, 2008). Earnings management, according to Schipper (1989), is a purposeful intervention in the process of presenting the financial data of firms with the intention of obtaining some private or personal gain. According to the literature, sustainable companies tend to do less earnings management (Kim, Park, & Wier, 2012). Considering these antecedents, the objectives of the paper are (a) to study the relationship between corporate sustainability and earnings management and (b) investigate the possible effects that the sustainability and transparency could have in the decision making of the investors when they allocate their capital in the stock market. To achieve the objective (a) there were developed tests and regressions in Brazilian open capital companies from the B3 for the period from 2010 to 2017. Additionally, to achieve objective (b) an experiment was developed throughout an anonymous opinion survey applied to university students with knowledge and/or experience in finances and/or investments. The result of the investigation related to objective (a) wasn´t any significant relationship between earnings management and corporate earnings. However, a significant relationship between earnings management size and ROA was found. The result of the investigation related to objective (b) indicate that sustainability and transparency do not affect the decision making of the investors. As the main limitations of the investigation stand out the disproportionality in the number of sustainable companies in the Brazilian stock market and the difficulty of treating respondents in a homogeneous way regarding to socio-demographic factors. For further investigations, it is suggested to relate other variables related to corporate sustainability as social responsibility or environmental impact to the analyses the issues previously exposed.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Gerenciamento de Resultados
Transparência
Investimento em Ações
Mercado de Capitais
Administração
Investimentos de capital
Sustainability
Earnings Management
Transparency
Investment and Stock Market
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Referência: QUIRÓS, Dannie Delanoy Carr. Sustentabilidade, gerenciamento de resultados e decisões de investimento: um estudo no mercado de capitais brasileiro. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.963
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.963
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24913
Data de defesa: 26-Fev-2019
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