Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24823
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reciclagem de óleos e gorduras vegetais residuais
Autor(es): Prata, Letícia Costa
Primeiro orientador: Coelho, Márcia Gonçalves
Segundo membro da banca: Marques Burjaili, Mauro
Terceiro membro da banca: Ribeiro Franco Júnior, Moilton
Resumo: O consumo de óleos e gorduras vegetais tem aumentado ao longo dos últimos anos, principalmente, em virtude da queda no consumo de gorduras animais. Essas substâncias são substâncias insolúveis em água, podendo ser de origem animal ou vegetal e contendo cadeias carbônicas de oito a vinte e quatro átomos de carbonos, com diferentes graus de saturação. São formados pela reação de esterificação entre o glicerol e ácidos graxos, que têm como produto ésteres de triacilgliceróis, que são insolúveis em água à temperatura ambiente e possuem uma consistência de líquido para sólido. Estes ésteres quando estão sob a forma sólida são chamados de gorduras, e, quando estão sob a forma líquida, são denominados óleos. São muito usados para preparação de alimentos, para o processo de cozimento e fritura. Uma vez indevidamente descartados, estes óleos e gorduras vegetais após estes processos, são nominados residuais (OGVR) e constituem-se em aspectos ambientais, que poderão causar impactos negativos, expressivos e intoleráveis, podendo chegar à natureza de dano ambiental. Os objetivos deste trabalho são os de abordar os principais aspectos inerentes à gestão de resíduos contendo óleos e gorduras vegetais residuais rumo à sustentabilidade, bem como exemplos de boas práticas existentes no Brasil e no mundo, mostrando a importância desta visão para a preservação ambiental, com o enfoque de métodos e novas tecnologias desenvolvidas atualmente para este fim. Dentre as soluções ambientais para este resíduo está o seu retorno ao ciclo produtivo por meio a reciclagem. O processo de reciclagem de OGVR para a produção de biodiesel, um combustível biodegradável e ambientalmente correto, tem se mostrado uma solução ambiental sustentável, sendo a opção hierárquica que tornará este tipo de combustível viável e competitivo para a matriz energética brasileira e mundial. No entanto, há que se considerar os aspectos da não geração e minimização dos OGVR, obedecendo-se os princípios maiores da Lei, onde a prevenção é soberana. Gestar de forma integrada os OGVR, considerando-se as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, rumo à sustentabilidade, mostram a importância desta visão para a preservação ambiental, onde a valorização da vida em todas as suas formas tem sua maior motivação.
Palavras-chave: Óleos residuais
Gorduras vegetais
Reciclagem
Biodiesel
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PRATA, Letícia Costa. Reciclagem de óleos e gorduras vegetais residuais. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Quimica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24823
Data de defesa: 29-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReciclagemOleosGorduras.pdf713.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.