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dc.creatorSilva, Juliana Quierati da-
dc.date.accessioned2019-04-03T16:42:35Z-
dc.date.available2019-04-03T16:42:35Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Quierati da. Biodieseis leves derivado dos óleos da macaúba e do palmiste: propriedades de misturas com o querosene na perspectiva de um combustível alternativo de aviação. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1263.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24768-
dc.description.abstractThe continuous search for new renewable fuels, as a response to the growing global demand of energy but also and mostly to environmental issues, strongly stresses the importance of developing alternative aviation fuels, particularly those derived from biomass, as could be from distillated fractions of the conventional biodiesel, to be blended with or even to entirely replace the aircraft mineral kerosene. Oils from the macaúba (Acrocomia aculeate) and palm kernel (Elaeis guineensis) were individually transesterified with methanol through the classical reaction under homogeneous alkaline catalysis. The raw macaúba or palmiste fatty acid methyl esters (FAME) were then subjected to atmospheric distillation in order to obtain fractions enriched in short-chain esters, ranging from C8 to C14, to be blended with the conventional mineral jet fuel. In this study, blends of such light biodiesels were prepared with the Jet A-1 (as named by the ASTM, or QAV 1, according to the Brazilian ANP nomenclature) kerosene and characterized for their density, distillation fractions, thermal behavior (thermogravimetry and differential calorimetry analyses), freezing point, flash point, and calorific value. These analyses were carried out as criterions to determine the most suitable light biodiesel:kerosene ratio, basing on the values recommended by ANP for such assessed properties. The blends corresponding to 5; 10 and 20 vol% of enriched short-chain esters from macaúba or palm kernel in the bended fuel with Jet A-1 showed values well within the limits recommended by both ANP 37 and ASTM D1655.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiocombustíveispt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectCombustíveis para motorespt_BR
dc.subjectAviões - Combustíveispt_BR
dc.subjectBiodiesel levept_BR
dc.subjectMacaúbapt_BR
dc.subjectPalmistept_BR
dc.subjectCombustível aéreo alternativopt_BR
dc.subjectMisturas com querosene fóssilpt_BR
dc.subjectLight biodieselpt_BR
dc.subjectPalm kernelpt_BR
dc.subjectAlternative jet fuelpt_BR
dc.subjectBlends with fossil kerosenept_BR
dc.titleBiodieseis leves derivado dos óleos da macaúba e do palmiste: propriedades de misturas com o querosene na perspectiva de um combustível alternativo de aviaçãopt_BR
dc.title.alternativeLight biodiesel from macaúba and palm kernel: properties of their blends with fossil kerosene in the perspective of an alternative aviation fuelpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Harter, Luiz Vitor Leonardi-
dc.contributor.advisor1Santos, Douglas Queiroz-
dc.contributor.referee1Soares, Ricardo Reis-
dc.contributor.referee2Barbosa, Luiz Claudio de Almeida-
dc.contributor.referee3Fabris, José Domingos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4148512486693999pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA busca contínua por novos combustíveis renováveis, em resposta à crescente demanda global de energia, mas também, e até principalmente, às questões ambientais, enfatiza fortemente a importância de se desenvolver combustíveis alternativos para a aviação, particularmente aqueles derivados da biomassa obtidos de frações destiladas do biodiesel convencional, para comporem misturas, com ou mesmo substituir integralmente, os combustíveis fósseis. Óleos da amêndoa da macaúba (Acrocomia aculeate) e do palmiste (Elaeis guineensis) foram previamente, cada um, transesterificados com metanol pela reação clássica sob catálise alcalina homogênea. Os ésteres metílicos do ácido graxo da macaúba ou do palmiste (FAME) foram então submetidos à destilação fracionada sob pressão atmosférica para obtenção de frações enriquecidas em ésteres de cadeia molecular curta, variando de C8 a C14, para serem misturadas com o combustível de jato mineral convencional. Neste estudo, misturas de tais biodieseis leves foram preparadas com o querosene Jet A-1 (conforme denominação da ASTM, ou QAV 1, de acordo com a nomenclatura da ANP brasileira) e caracterizadas por sua densidade, frações de destilação, comportamento térmico (termogravimetria e análise calorimétrica diferencial), ponto de congelamento, ponto de fulgor e poder calorífico. Essas análises foram realizadas como critério para se determinar a razão (biodiesel leve):(querosene) mais adequada, baseando-se nos valores recomendados pela ANP para as propriedades avaliadas. As misturas correspondentes a 5, 10 e 20% em volume de ésteres metílicos de ácidos graxos enriquecidos em cadeia curta, no combustível misturado com Jet A-1 apresentaram valores dentro dos limites recomendados pelas resoluções ANP 37 e ASTM D1655.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Biocombustíveispt_BR
dc.sizeorduration74pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1263pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfc6af78-95df-434f-8cba-ff3aa9588d23-
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