Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24768
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Biodieseis leves derivado dos óleos da macaúba e do palmiste: propriedades de misturas com o querosene na perspectiva de um combustível alternativo de aviação
Título(s) alternativo(s): Light biodiesel from macaúba and palm kernel: properties of their blends with fossil kerosene in the perspective of an alternative aviation fuel
Autor(es): Silva, Juliana Quierati da
Primeiro orientador: Santos, Douglas Queiroz
Primeiro coorientador: Harter, Luiz Vitor Leonardi
Primeiro membro da banca: Soares, Ricardo Reis
Segundo membro da banca: Barbosa, Luiz Claudio de Almeida
Terceiro membro da banca: Fabris, José Domingos
Resumo: A busca contínua por novos combustíveis renováveis, em resposta à crescente demanda global de energia, mas também, e até principalmente, às questões ambientais, enfatiza fortemente a importância de se desenvolver combustíveis alternativos para a aviação, particularmente aqueles derivados da biomassa obtidos de frações destiladas do biodiesel convencional, para comporem misturas, com ou mesmo substituir integralmente, os combustíveis fósseis. Óleos da amêndoa da macaúba (Acrocomia aculeate) e do palmiste (Elaeis guineensis) foram previamente, cada um, transesterificados com metanol pela reação clássica sob catálise alcalina homogênea. Os ésteres metílicos do ácido graxo da macaúba ou do palmiste (FAME) foram então submetidos à destilação fracionada sob pressão atmosférica para obtenção de frações enriquecidas em ésteres de cadeia molecular curta, variando de C8 a C14, para serem misturadas com o combustível de jato mineral convencional. Neste estudo, misturas de tais biodieseis leves foram preparadas com o querosene Jet A-1 (conforme denominação da ASTM, ou QAV 1, de acordo com a nomenclatura da ANP brasileira) e caracterizadas por sua densidade, frações de destilação, comportamento térmico (termogravimetria e análise calorimétrica diferencial), ponto de congelamento, ponto de fulgor e poder calorífico. Essas análises foram realizadas como critério para se determinar a razão (biodiesel leve):(querosene) mais adequada, baseando-se nos valores recomendados pela ANP para as propriedades avaliadas. As misturas correspondentes a 5, 10 e 20% em volume de ésteres metílicos de ácidos graxos enriquecidos em cadeia curta, no combustível misturado com Jet A-1 apresentaram valores dentro dos limites recomendados pelas resoluções ANP 37 e ASTM D1655.
Abstract: The continuous search for new renewable fuels, as a response to the growing global demand of energy but also and mostly to environmental issues, strongly stresses the importance of developing alternative aviation fuels, particularly those derived from biomass, as could be from distillated fractions of the conventional biodiesel, to be blended with or even to entirely replace the aircraft mineral kerosene. Oils from the macaúba (Acrocomia aculeate) and palm kernel (Elaeis guineensis) were individually transesterified with methanol through the classical reaction under homogeneous alkaline catalysis. The raw macaúba or palmiste fatty acid methyl esters (FAME) were then subjected to atmospheric distillation in order to obtain fractions enriched in short-chain esters, ranging from C8 to C14, to be blended with the conventional mineral jet fuel. In this study, blends of such light biodiesels were prepared with the Jet A-1 (as named by the ASTM, or QAV 1, according to the Brazilian ANP nomenclature) kerosene and characterized for their density, distillation fractions, thermal behavior (thermogravimetry and differential calorimetry analyses), freezing point, flash point, and calorific value. These analyses were carried out as criterions to determine the most suitable light biodiesel:kerosene ratio, basing on the values recommended by ANP for such assessed properties. The blends corresponding to 5; 10 and 20 vol% of enriched short-chain esters from macaúba or palm kernel in the bended fuel with Jet A-1 showed values well within the limits recommended by both ANP 37 and ASTM D1655.
Palavras-chave: Biocombustíveis
Biodiesel
Combustíveis para motores
Aviões - Combustíveis
Biodiesel leve
Macaúba
Palmiste
Combustível aéreo alternativo
Misturas com querosene fóssil
Light biodiesel
Palm kernel
Alternative jet fuel
Blends with fossil kerosene
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Biocombustíveis
Referência: SILVA, Juliana Quierati da. Biodieseis leves derivado dos óleos da macaúba e do palmiste: propriedades de misturas com o querosene na perspectiva de um combustível alternativo de aviação. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Biocombustíveis) - Universidade Federal de Uberlândia/Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1263.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1263
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24768
Data de defesa: 11-Mar-2019
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