Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24741
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Narrativas de si: trajetórias formativas de professores formadores iniciantes no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Narrative of si: formative trajectories of beginning teacher trainers in higher education
Narrativas de sí: trayectorias formativas de profesores formadores principiantes en la enseñanza superior
Autor(es): Soares, Sebastião Silva
Primeiro orientador: Guimarães, Selva
Primeiro membro da banca: Veiga, Ilma Passos Alencastro
Segundo membro da banca: Erbs, Rita Tatiana Cardoso
Terceiro membro da banca: Melo, Geovana Ferreira
Quarto membro da banca: Campos, Vanessa Therezinha Bueno
Resumo: Este estudo insere-se na linha de pesquisa Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. O trabalho teve por objetivo compreender a constituição das trajetórias formativas de professores formadores iniciantes em instituições federais de Ensino Superior na região Norte do Brasil. A abordagem metodológica foi vinculada ao campo da história oral de vida, em dialogo com a pesquisa narrativa e o estudo (auto)biográfico, ancorado nas ideias de Connelly e Clandinin (1995), Larrosa (2002), Bom Meihy (2000), Guimarães (2006), Thompson (1992), Nóvoa e Finger (2010), Ferrarotti (2010), Bolívar (2016), dentre outros. Os colaboradores foram seis formadores, em fase inicial da carreira docente na universidade, atuantes nos cursos de licenciatura em História, Pedagogia e Educação do Campo, de duas instituições de Ensino Superior. Na metologia do estudo, empregou-se a técnica da entrevista narrativa, abordando a história de vida, a formação e o desenvolvimento profissional dos professores. Para a análise das narrativas, utilizou-se na pesquisa uma leitura Interpretativa-Compreensiva. As experiências narradas revelaram que a fase inicial na docência universitária foi apreendida pelos professores, como um tempo de validação dos aprendizados apreendidos no decorrer da trajetória formativa de vida e profissional. A partir da análise compreendeu-se que, a constituição das trajetórias formativas dos formadores iniciantes atuantes nos cursos de licenciatura estava diretamente relacionada às experiências de vida, formação e profissão, num movimento alternado entre aprendizagens e ressignificação de experiências pessoais e coletivas, como um processo permanente de revisão e formação.
Abstract: This study is part of the Research line of Knowledge and Educational Practices of the Post-graduation Program in Education at the Federal University of Uberlândia (UFU). The goal of this work was to understand how is constituted the formative trajectories of beginning teacher educators in federal institutions of Higher Education in the Northern region of Brazil. The methodological approach was linked to the field of oral life story in dialogue with narrative research and (self) biographical study, anchored in the ideas of Connelly and Clandinin (1995), Larrosa (2002), Bom Meihy (2000), Guimarães (2006), Thompson (1992), Nóvoa and Finger (2010), Ferrarotti (2010), Bolívar (2016), among others. The collaborators were six teacher’s trainers, in the initial phase of the teaching career in the university, acting in teaching training courses of Pedagogy, History and Field Education, of two institutions of Higher Education. As study methodology, the narrative interview was used, addressing teachers’ life story, training and professional development. For the narrative analysis we used an Interpretative-Comprehensive reading. The experiences reported revealed that the initial phase in university teaching was taken by the professors as a time of validation of the learning apprehended during the formative life and professional trajectory. From the findings in the research, it was understood that the formation of the beginning teacher in the teaching training courses studied was directly related to life experiences, in an alternating movement between learning and re-signification of personal and collective experiences, as a permanent process of review and training.
Palavras-chave: Histórias de vida
Educação
Life Stories
Trayectorias formativas
Trajetórias formativas
Professor formador iniciante
Ensino superior
Licenciatura
Ensino superior licenciatura
Professores universitários pesquisa
Professores universitários formação profissional
Formative trajectories
Teacher trainer beginner
Higher education.
Teaching training course.
Profesor formador iniciante
Enseñanza superior
Graduación
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: SOARES, Sebastião Silva. Narrativas de si: trajetórias formativas de professores formadores iniciantes no ensino superior. 2019. 352 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.915.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.915
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24741
Data de defesa: 27-Fev-2019
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NarrativasSiTrajetorias.pdfTese4.16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.