Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24736
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Brasil, grande produtor e exportador de tabaco e derivado: a luta contra o tabagismo e o crescimento do comércio ilegal no âmbito nacional e internacional.
Alternate title (s): Brazil, a major producer and exporter of tobacco and derivative: the fight against smoking and the growth of illegal market at national and international level.
Author: Sofiatti, Maria Luisa Felicio
First Advisor: Alves, Thaís Guimarães
First member of the Committee: Caixeta, Daniel Andrade
Second member of the Committee: Yahn Filho, Armando Gallo
Summary: Este artigo tem como objetivo analisar a ambiguidade do Brasil, por um lado, um país muito representativo na produção e exportação de tabaco e cigarros, mas, por outro, um país que luta contra o tabagismo e o crescimento do comércio ilegal desses produtos no âmbito nacional e internacional. O mercado de tabaco e derivados é de grande importância para a economia brasileira desde o período colonial, porém, a produção e a exportação desses produtos vêm sofrendo uma redução, devido, principalmente, as campanhas antitabagistas asseguradas pelo Governo Brasileiro desde os anos de 1960. O movimento antitabagista não é específico ao Brasil, apesar do país ser uma peça importante para esta causa, são ações fortemente incentivadas pela Organização Mundial da Saúde desde a década de 1990, na busca por uma melhora na saúde dos povos através da diminuição da demanda por cigarros. Entretanto, em contrapartida aos avanços da luta antitabagismo, o mercado ilegal de cigarros vem crescendo ao longo dos anos, apresentando um perigo ainda maior para o Brasil e os demais países envolvidos com o mercado de tabaco e cigarros. O artigo, por fim, aborda dois pontos importantes: a representatividade do Brasil como país modelo na luta contra o tabagismo, em detrimento da sua característica de grande produtor e exportador de tabaco, como também um possível efeito contrário das políticas reguladoras implementadas, analisando a possibilidade de que estas sejam as principais razões para o aumento do mercado ilícito de cigarros.
Keywords: Brasil
Mercado ilegal
Antitabagismo
OMS
Exportação de tabaco
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA INTERNACIONAL::RELACOES DO COMERCIO POLITICA COMERCIAL INTEGRACAO ECONOMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOFIATTI Maria Luisa Felicio. Brasil, grande produtor e exportador de tabaco e derivado: a luta contra o tabagismo e o crescimento do comércio ilegal no âmbito nacional e internacional. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24736
Date of defense: 25-Mar-2019
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrasilGrandeProdutor.pdf325.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.