Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24712
Tipo de documento: Tese
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: A recente história política brasileira entre a comédia e a tragédia nos filmes Jânio a 24 Quadros (1981, de Luís Alberto Pereira) e Jango (1984, de Sílvio Tendler)
Título (s) alternativo (s): The recent brazilian political history between comedy and tragedy in the films Jânio a 24 Quadros (1981 by Luís Alberto Pereira) and Jango (1984 by Silvio Tendler)
Autor: Dias, Rodrigo Francisco
Primer orientador: Ramos, Alcides Freire
Primer miembro de la banca: Ramos, Rosangela Patriota
Segundo miembro de la banca: Duarte, André Luiz Bertelli
Tercer miembro de la banca: Freitas, Talitta Tatiane Martins
Cuarto miembro de la banca: Barbosa, Kátia Eliane
Resumen: O presente trabalho aborda as relações entre Cinema Documentário e História do Brasil a partir da análise dos filmes Jânio a 24 Quadros (1981, direção de Luís Alberto Pereira) e Jango (1984, direção de Sílvio Tendler). Os dois documentários tratam da recente História Política Brasileira tendo como principais temas a breve experiência democrática vivenciada nos anos 1950, as trajetórias de figuras como Jânio Quadros e João Goulart, o contexto de crise política e econômica que culminou no Golpe de 1964 e os anos da Ditadura Militar no Brasil. O nosso estudo não se ocupa somente do conteúdo presente nas duas obras cinematográficas, mas também procura refletir sobre os aspectos formais/estéticos dos dois filmes. Para além de entender como Jânio a 24 Quadros e Jango se relacionam com o contexto histórico em que foram produzidos, ou seja, a questão em torno da historicidade das obras, este trabalho busca analisar como os documentários de Luís Alberto Pereira e de Sílvio Tendler interpretam os fatos e as ações dos personagens históricos que marcaram a recente História Política de nosso país. O exame das opções estéticas feitas pelos cineastas em cada um dos filmes revela que, se em Jânio a 24 Quadros a história é contada de maneira irônica e cômica, em Jango a história é contada de maneira mais séria e trágica. A presença da comédia e da tragédia nos filmes não é algo gratuito, mas um indício de quão variadas podem ser as formas de se escrever a História e de retratar os personagens históricos, dependendo do contexto de produção da narrativa e do posicionamento político-ideológico do narrador. Ao analisar como a recente História Política do Brasil e alguns de seus principais personagens aparecem na tela do cinema, este estudo procura compreender como certas versões da História podem ser contadas e difundidas socialmente. Este trabalho, portanto, pretende contribuir com toda a discussão em torno não apenas da “escrita da História” em um sentido mais amplo, mas também da “escritura fílmica da História” em particular.
Abstract: The present work deals with the relationship between Documentary Cinema and the History of Brazil, based on the analysis of the motion pictures Jânio a 24 Quadros (Luís Alberto Pereira, 1981) and Jango (Sílvio Tendler, 1984). Both documentaries deal with recent Brazilian Political History, whose main themes are the brief democratic experience of the 1950s, the trajectories of such figures as Jânio Quadros and João Goulart, the context of political and economic crisis that culminated in the 1964 coup d’état and the military dictatorship in Brazil. This study is not only concerned with the content present in the two cinematographic works, but it also seeks to contemplate on the formal/aesthetic aspects of both films. In addition to understanding how Jânio a 24 Quadros and Jango relate to the historical context in which they were produced, that is, the question about the historicity of the works, this work seeks to analyze how Luís Alberto Pereira’s documentary and Silvio Tendler’s interpret the facts and the actions of the historical characters that marked the recent Political History of the country. An examination of the aesthetic options made by the filmmakers in each of the films reveals that if in Jânio a 24 Quadros the story takes an ironic and comical approach, in Jango the story is told in a more serious and tragic way. The presence of comedy and tragedy in the films is not careless but an indication of how varied the ways of writing History and portraying historical characters may be, depending on the context of narrative production and the storyteller's political-ideological positions. In analyzing how the recent Political History of Brazil and some of its main characters appear on the movie screen, this study seeks to understand how certain versions of History can be told and spread socially. This work, therefore, intends to contribute to the whole discussion around not only the “writing of History” in a broader sense, but also the “film writing of History” in particular.
Palabras clave: História
Cinema e história
Documentário cinema Brasil História
Brasil História política Séc. XX
Cinema documentário e história do Brasil
Escritura fílmica da história
Jânio Quadros
Luís Alberto Pereira
Comédia
João Goulart
Sílvio Tendler
Tragédia
Documentary cinema and brazilian history
Film Writing of History
Comedy
Tragedy
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA DO BRASIL REPUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em História
Cita: DIAS, Rodrigo Francisco. A recente História política brasileira entre a comédia e a tragédia nos filmes "Jânio a 24 Quadros" (1981, de Luís Alberto Pereira) e "Jango" (1984, de Sílvio Tendler). 2019. 299 f. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.616
Identificador del documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.616
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24712
Fecha de defensa: 1-mar-2019
Aparece en las colecciones:TESE - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
RecenteHistoriaPolitica.pdfTese2.95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.