Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24636
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Taxa de batimento da língua na serpente Viperidae Bothrops alternatus Duméril, Bibron & Duméril, 1854 durante a alimentação em cativeiro
Autor(es): Simões, Daniel dos Reis
Primeiro orientador: Brites, Vera Lúcia de Campos
Primeiro membro da banca: Bauab, Fernando
Segundo membro da banca: Carvalho, Lucélia Nobre
Resumo: Foram determinadas as taxas de batimento da língua em sete serpentes irmãs adultas de Botrhops alternatus nascidas e mantidas em cativeiro. os experimentos foram realizados durante o verão (2003) a partir de observações individuais destas serpentes alojadas em viveiros experimentais de vidro transparente, tendo-se utilizado a técnica de observação "animal focal" e realizando filmagens. Determinou-se a taxa de batimento da língua durante as etapas de alimentação (pré-alimentação, detecção-bote, bote-ingestão, ingestão e pós-ingestão) tendo-se utilizado um contador manual e posteriormente realizou-se nova contagem a partir da análise dos filmes. As serpentes que aceitaram regularmente as presas oferecidas durante a aclimação mostraram uma tendência em bater a língua com uma menor frequência e seguiram o mesmo padrão da sequência alimentar adotada pela maioria dos viperídeos. As B. alternatus apresentaram maior taxa de batimento da língua apos a ingestão quando comparada à etapa de pré-alimentação, havendo indícios de que a ingestão de alimentos estimule as serpentes a capturar outras presas para alimentações. O período que antecede a troca de pele da serpente parece interferir no comportamento, com indícios de que a visão é importante na captura da presa.
Palavras-chave: Batimento da língua
Comportamento alimentar
Bothrops alternatus
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SIMÕES, Daniel dos Reis. Taxa de batimento da língua na serpente Viperidae Bothrops alternatus Duméril, Bibron & Duméril, 1854 durante a alimentação em cativeiro, 2003. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2003.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24636
Data de defesa: 2-Ago-2003
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaxaBatimentoSerpente.pdf3.95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.