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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24595
Tipo do documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Título: | A formação de professores de língua portuguesa para o aluno surdo: identificações e representações |
Título(s) alternativo(s): | The Portuguese-speaking teachers education for deaf students: identifications and representations |
Autor(es): | Moraes, Eloá Tainá Costa da Rosa |
Primeiro orientador: | Tavares, Carla Nunes Vieira |
Primeiro membro da banca: | Guilherme, Maria de Fátima Fonseca |
Segundo membro da banca: | Leite, João de Deus |
Resumo: | Esta pesquisa visa problematizar e analisar a extensão dos efeitos de um curso formador de professor na memória discursiva deste professor em formação e as consequências destes efeitos sobre os modelos de seu posicionamento como sujeito-professor. Assim sendo, são investigados e problematizados três eixos de análise resultantes de um eixo central de investigação: a impossibilidade de falar do outro sem falar de si. São eles: as representações de surdo, as representações de língua de sinais e/ou de Libras e as do ser professor, as quais estão presentes nos dizeres dos professores formandos da primeira turma do curso de Língua Portuguesa com Domínio de Libras – LPDL da UFU. A hipótese direcionadora do estudo é de que, devido a um revezamento discursivo, este professor tem o ouvinte como lugar idealizado de fala. Os pressupostos teóricos norteadores da pesquisa são os estudos discursivos de linha francesa perpassados pela psicanálise, em especial no que diz respeito às noções de língua e sujeito. Tais princípios têm como foco a heterogeneidade discursiva constitutiva dos dizeres do sujeito sócio-historicamente constituído. Metodologicamente, esta pesquisa se valeu das transcrições de entrevistas semi-estruturadas realizadas com os professores em formação da referida turma. O processo de análise indicou que há um eixo central nas representações indiciadas: a impossibilidade de falar do surdo sem falar do ouvinte. Percebeu-se que a constituição deste professor em formação se dá na tensão entre as representações de surdo possíveis de serem percebidas em discursividades do imaginário social, nas representações dos participantes da pesquisa já afetadas pela experiência e na consequente interdiscursividade do LPDL, em especial, dos Estudos Surdos. |
Abstract: | The aim of this research is to raise questions and analyze the effects a teaching education program has on the majoring teacher’s discourse memory and the consequences these effects have upon his/her positioning as a teacher. Therefore, three resulting axes of analysis derived from the main central pole: inability to speak about the other without speaking about himself or herself are investigated. The three analysis axes are: the representations of deaf people, the representations of sign language and/or Libras - Brazilian Sign Language - and also the representations of being a teacher. All of them occurred in the last term Portuguese undergraduate students’ speech who were to major in Libras, the first group of students of the Portuguese Language Course with major in Libras of the Federal University of Uberlândia - UFU. It was hypothesized that due to discourse transfer the teacher allots idealized role in speech to hearing people. The research guiding principles are the French Discourse Analyses and some other concepts from Psychoanalysis, mainly the ones that refer to the notion of language and subject. Such approach focuses on discourse heterogeneity that forms the constituted social-historically subject’s speech. In terms of methodology, semi-structured interviews were carried out to LPDL majoring students, future teachers, from the above mentioned class. The analysis process showed that there is a core axis in the representations: lack of ability of speaking about deaf people without speaking about the hearing ones. Moreover, it was observed that the foundation of the teacher education occurs in the tension between deaf people’s representations which can be noticed in social imagery, in the research subjects’ representations which had already been affected by previous experience and in the consequential LPDL interdiscourse, particularly in the Deaf Studies. |
Palavras-chave: | Professor em formação Surdo Sujeito Discurso Linguística Língua portuguesa - Formação de professores Surdos - Educação Língua brasileira de sinais Teacher education Deaf people Subject Discourse |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos |
Referência: | MORAES, Eloá Tainá Costa da Rosa. A formação de professores de língua portuguesa para o aluno surdo: identificações e representações. 2018. 84 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.628 |
Identificador do documento: | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.628 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24595 |
Data de defesa: | 6-Jul-2018 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos |
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