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dc.creatorBernardes, Renata-
dc.date.accessioned2019-03-13T20:11:32Z-
dc.date.available2019-03-13T20:11:32Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.citationBERNARDES, Renata. Sistemas Neuro-fuzzy Aplicados no Controle de uma Aeronave de Asa Fixa. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24566-
dc.description.abstractThe loss of the aircraft’s control during the flight is the main cause of deaths in plane crashes. For this reason, it is of great importance to develop an efficient controller, that many times cannot be obtained through the basic techniques. In this project it is performed the control of a fixed-wing airplane using neuro-fuzzy systems, with parameters obtained through Differential Evolution and from Simulated Annealing.It is used MatLab software to obtain the controller and to evaluate the system’s performance and stability.The obtained results indicate that the controller is capable of compensating eventual system disturbances. Furthermore, the Simulated Annealing shows a shorter time of execution to find the optimum controller, by contrast, this method shows a higher standard deviation of the results, which suggests a higher randomness and imprecision than the Differential Evolution method.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectControle inteligentept_BR
dc.subjectSistemas Neuro-fuzzypt_BR
dc.subjectEvolução Diferencialpt_BR
dc.subjectRecozimento Simuladopt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectEstabilidadept_BR
dc.titleSistemas neuro-fuzzy aplicados no controle de uma aeronave de asa fixapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Finzi Neto, Roberto Mendes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792275882221002pt_BR
dc.contributor.referee1Neto, Roberto Mendes Finzi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3792275882221002pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Bruno Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8009308835909749pt_BR
dc.contributor.referee3Marques, Felipe Machini Malachias-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1185640820902572pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7425999453838862pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA perda de controle da aeronave durante o vôo é a principal causa de morte em acidentes aéreos. Devido a isso torna-se de suma importância o desenvolvimento de um sistema de controle eficiente, que muitas das vezes não consegue ser obtido através das técnicas clássicas. Neste trabalho é realizado o controle de uma aeronave de asa fixa utilizando Sistemas Neuro-fuzzy, com parâmetros obtidos através da Evolução Diferencial e do Recozimento Simulado. Utiliza-se o software MatLab para a obtenção do controlador e para a avaliação do desempenho e estabilidade do sistema. Os resultados obtidos indicam que o controlador é capaz de compensar eventuais perturbações no sistema. Além disso, o Recozimento Simulado requer um tempo menor de execução para obter a solução desejada, em contrapartida, este método apresenta maior desvio padrão dos resultados, o que sugere maior aleatoriedade e imprecisão que o método da Evolução Diferencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecatrônicapt_BR
dc.sizeorduration67pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode98869340-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecatrônica

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