Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24508
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | Pensarfazer procedimentos pedagógicos adotados no projeto arte em movimento |
Autor: | Antunes, Fabiana Barreto Chaves |
Primer orientador: | Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da |
Primer miembro de la banca: | Ramos, Jarbas Siqueira |
Segundo miembro de la banca: | Bevilaqua, Fernanda Fonseca |
Resumen: | A presente monografia procura refletir sobre os procedimentos pedagógicos adotados nas aulas do Projeto Arte em Movimento, realizado no Instituto Peniel de Ensino (Uberlândia/MG), na turma Alfa, ao longo de quatro anos (2013 a 2016). Pretende-se descrever qual o impacto da confluência entre o estudo de movimento em dança a partir de alguns pressupostos da educação somática e a educação por princípios, no processo educacional desenvolvido com as crianças. Neste trabalho, procurei identificar relações entre a experiência pedagógica vivenciada no IPE, minhas práticas em dança e os autores que embasaram minhas reflexões. Durante a realização das aulas, adotei estratégias que ajudaram os alunos a desenvolver um pensamento sobre corpo, movimento dançado, processos de criação em dança; tudo isso associado à proposta pedagógica da escola: a Educação por Princípios. Nesse processo de conhecimentos desenvolvidos na área da dança, reconheço a contribuição desse estudo na consciência corporal e espacial, como para que o convívio social seja mais sensível na percepção de si e do outro, seja na escola ou em outro lugar. |
Abstract: | This monograph search to reflect on the pedagogical procedures adopted in the classes of the Art in Motion Project, realized at the Instituto Peniel de Ensino (Uberlândia / MG), in the Alfa class, over four years (2013 to 2016). It is intended to describe the impact of the confluence between the study of movement in dance from some presuppositions of somatic education and education by principles, in the educational process developed with the children. In this work, I searched to identify relationships between the pedagogical experience lived in IPE, my dance practices and the authors that based my reflections. During the course of the classes, I adopted strategies that helped students to develop a body thinking, dance movement, dance creation processes; all associated with the pedagogical proposal of the school: Education by Principles. In this process of knowledge developed in the area of dance, I recognize the contribution of this study in body and spatial awareness, so that social interaction is more sensitive in the perception of oneself and the other, either in school or in another place. |
Palabras clave: | Dança Dance Princípios Principles Educação Somática Somatic Education Ensino Teaching |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Cita: | ANTUNES. Fabiana Barreto Chaves. Pensarfazer Procedimentos Pedagógicos Adotados no Projeto Arte em Movimento. 2017.47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24508 |
Fecha de defensa: | 20-dic-2017 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PensarfazerProcedimentosPedagogicos.pdf | Pensarfazer Procedimentos Pedagógicos | 1.67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.