Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24508
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorAntunes, Fabiana Barreto Chaves-
dc.date.accessioned2019-03-11T20:00:52Z-
dc.date.available2019-03-11T20:00:52Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.citationANTUNES. Fabiana Barreto Chaves. Pensarfazer Procedimentos Pedagógicos Adotados no Projeto Arte em Movimento. 2017.47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24508-
dc.description.abstractThis monograph search to reflect on the pedagogical procedures adopted in the classes of the Art in Motion Project, realized at the Instituto Peniel de Ensino (Uberlândia / MG), in the Alfa class, over four years (2013 to 2016). It is intended to describe the impact of the confluence between the study of movement in dance from some presuppositions of somatic education and education by principles, in the educational process developed with the children. In this work, I searched to identify relationships between the pedagogical experience lived in IPE, my dance practices and the authors that based my reflections. During the course of the classes, I adopted strategies that helped students to develop a body thinking, dance movement, dance creation processes; all associated with the pedagogical proposal of the school: Education by Principles. In this process of knowledge developed in the area of dance, I recognize the contribution of this study in body and spatial awareness, so that social interaction is more sensitive in the perception of oneself and the other, either in school or in another place.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectPrincípiospt_BR
dc.subjectPrinciplespt_BR
dc.subjectEducação Somáticapt_BR
dc.subjectSomatic Educationpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titlePensarfazer procedimentos pedagógicos adotados no projeto arte em movimentopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Patrícia Chavarelli Vilela da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2350535747951507pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Jarbas Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8633520438663625pt_BR
dc.contributor.referee2Bevilaqua, Fernanda Fonseca-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0305018012739575pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia procura refletir sobre os procedimentos pedagógicos adotados nas aulas do Projeto Arte em Movimento, realizado no Instituto Peniel de Ensino (Uberlândia/MG), na turma Alfa, ao longo de quatro anos (2013 a 2016). Pretende-se descrever qual o impacto da confluência entre o estudo de movimento em dança a partir de alguns pressupostos da educação somática e a educação por princípios, no processo educacional desenvolvido com as crianças. Neste trabalho, procurei identificar relações entre a experiência pedagógica vivenciada no IPE, minhas práticas em dança e os autores que embasaram minhas reflexões. Durante a realização das aulas, adotei estratégias que ajudaram os alunos a desenvolver um pensamento sobre corpo, movimento dançado, processos de criação em dança; tudo isso associado à proposta pedagógica da escola: a Educação por Princípios. Nesse processo de conhecimentos desenvolvidos na área da dança, reconheço a contribuição desse estudo na consciência corporal e espacial, como para que o convívio social seja mais sensível na percepção de si e do outro, seja na escola ou em outro lugar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDançapt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Dança

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PensarfazerProcedimentosPedagogicos.pdfPensarfazer Procedimentos Pedagógicos1.67 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.