Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24492
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A direção teatral na América Latina: narrativas de formação na universidade pública
Título(s) alternativo(s): La dirección teatral en América Latina: narrativas de formación en la universidad pública
Autor(es): Camacho, Clara Angelica Contreras
Primeiro orientador: Silva, Narciso Larangeira Telles da
Segundo membro da banca: Franco, Aléxia Pádua
Terceiro membro da banca: Fonseca, Michelle Nascimento Cabral
Quarto membro da banca: Molina, Alexandre José
Quinto membro da banca: Santos, Gláucio Machado
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal descrever, com olhar crítico, as conquistas, limitações e desafios da formação acadêmica em direção teatral no cenário da universidade pública, na América Latina, a partir de sete narrativas das experiências formativas de diretores latinoamericanos que se formaram nos mesmos cursos onde hoje são docentes de direção. Na procura pela identificação das conquistas, limitações e desafios de formação em direção teatral, se reflete sobre a universidade publica na América Latina, no século XXI, e as novas conceitualizações do currículo. Se destaca que esta pequisa se apoia na metodologia da pesquisa narrativa, que tem como eixo central a experiência, como acontecimento que transforma. Parte dos resultados desta pesquisa revela que os cursos de formação em direção teatral tem que afrontar a crise da universidade pública, o que gera um panorama complexo onde os cursos devem defender seus currículos de formação fundamentalmente prática e seus espaços de criação. Assim o grande desafio da formação em direção teatral é precisamente criar mecanismos de relação dialógica defendendo suas particularidades formativas.
Abstract: The main objective of this research is to describe with a critical eye: the scope, limitations and challenges faced by academic training in theatre directing in public universities in Latin America, parting from the formative experiences of seven Latin American directors that were trained in the same courses where they teach today. In the search for the identification of the scope, limitations and challenges of training in theatre directing, this thesis reflects on public university in the 21st century in Latin America and the new conceptualizations about the curriculum. It is emphasized that this research is based on the narrative methodology which has experience as its central axis, as an event that transforms. Part of the results of this research shows that training courses in theatre directing have to face the crisis of the public university, which generates a complex panorama, where the courses must defend their fundamentally practical training curricula, and their spaces for creation. Thus, the great challenge of theatre training in directing, is precisely to create mechanisms of dialogical relationship, defending their formative particularities.
Resumen Esta investigación tiene como objetivo principal describir con mirada crítica los alcances, limitaciones y desafíos en la formación académica en dirección teatral en América Latina en el escenario de la universidad pública, a partir de siete experiencias formativas de directores latinoamericanos que se formaron en los mismos cursos donde hoy en día son docentes de dirección. En la búsqueda por la identificación de los alcances, limitaciones y desafíos de la formación en direcciónn teatral, se reflexiona sobre la universidad pública en el siglo XXI en la América Latina y las nuevas conceptualizaciones sobre el currículo. Se destaca que esta investigación se encuentra apoyada en la metología narrativa que tiene como eje central la experiencia, como acontecimiento que transforma. Parte de los resultados de esta investigación evidencia que los cursos de formación en dirección teatral tienen que afrontar la crisis de la universidad pública, lo que genera un panorama complejo, donde los cursos deben defender sus currículos de formación fundamentalmente práctica y sus espacios de creación. Así, el gran desafío de la formación en dirección teatral es precisamente crear mecanismos de relación dialógica defendiendo sus particularidades formativas.
Palavras-chave: Educação
Artes cênicas estudo e ensino
Teatro produção e direção
Teatro formação e desenvolvimento
Direção teatral
Currículo
Formação acadêmica
Universidade
Theatre directing
Curriculum
Academic training
University
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: CAMACHO, Clara Angélica Contreras. A direção teatral na América Latina: narrativas da formação na Universidade pública. 2019. 233 f. Tese (Doutorado Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.
Identificador do documento: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.613
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24492
Data de defesa: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:TESE - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DirecaoTeatralAmerica.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.